Finep visita empresas incubadas
Rui Gregório verificou andamento de atividades para liberação de recursos pela Financiadora
- Atualizado em
Jhonathan Pino - jornalista
Na terça-feira, 19, a Universidade Federal de Alagoas recebeu visita técnica do analista de projetos Rui Gregório de Andrade, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O servidor veio verificar o andamento do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento de Empreendimentos de Base Tecnológica em Alagoas, desenvolvido por empresas incubadas do Estado.
Gregório foi recebido pela coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Silvia Uchôa, pelo professor Josealdo Tonholo e por representantes da Rede Alagoana de Incubadores de Empresas e de Empreendimentos Inovadores (Raie). “Ele veio para acompanhar os investimentos feitos pela Finep e, assim, liberar recursos para a concretização da segunda etapa do edital”, explica Silvia.
O edital atende as incubadas integrantes da rede com a oferta de consultorias, cursos, equipamentos, acesso aos eventos e material gráfico para as empresas. Entre as incubadoras beneficiadas pelo edital estão a Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal), da Ufal; Incubadora Empresarial Tecnológica, do Centro Universitário Cesmac; Incubadora Empresarial Tradicional e Tecnológica, da Universidade de Ciências Médicas (Uncisal), além da Incubadora de Laticínios Alagoas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Conforme Geraldo Oliveira, coordenador da Incubadora do Cesmac, o projeto visa ao fortalecimento e ampliação da capacidade das incubadoras em receber empreendimentos, melhorá-los e fazê-los prosperar. “O retorno para a Finep se dá com a consolidação de empresas fortes no Estado, que no futuro gerem renda e impostos para o País”, diz.
Além das empresas financiadas por este projeto, o Núcleo Incubador de Empresas Pindorama também integra o Raie.