Site da Edufal está repleto de facilidades para os leitores
Editora aposta em endereço eletrônico trilíngue e em diferentes formas de pagamento
- Atualizado em
Myllena Diniz – estudante de Jornalismo
Entre ações de incentivo à leitura e ao conhecimento, a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) traz importantes contribuições para toda a comunidade alagoana, por meio da publicação e da divulgação de grande parte dos trabalhos científicos realizados no Estado. Agora, na era da internet e das redes sociais, a editora vive um momento diferente e consolida sua interação com os leitores. Com novo site a Edufal cria facilidades para os leitores na hora das compras, permite o acompanhamento de pedidos, amplia a segurança das vendas on-line e disponibiliza todas as informações relacionadas ao processo de publicação de livros.
As mudanças vão além de reformulações no layout da página virtual. O novo da editora amplia o acesso às publicações alagoanas e insere a editora no processo de internacionalização das universidades, já que as informações estão disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol. Outra novidade que tem atraído o público é o link Edufal Notícias, no qual são divulgadas as novidades da editora alagoana.
Além disso, a Edufal não abriu mão de inserir em seu novo endereço eletrônico o espaço Normas Editoriais, dedicado à explicação das etapas necessárias para o processo de editoração e de publicação das produções intelectuais. Nesse local, a editora também apresenta sua linha editorial, bem como os critérios e os procedimentos que os interessados em publicar obras pela Edufal devem obedecer.
Salto no número de acessos
De acordo com o assessor de comunicação da Edufal, Bruno Albyran, os resultados obtidos após a criação da nova página da editora na web já começam a aparecer e revelam que o número de acessos dobrou. “Antes, a página oficial da Edufal na internet recebia 300 acessos diários. Com as novidades, estamos recebendo cerca de 600 acessos por dia”, ressaltou.
O aumento significativo de acessos na página on-line da editora tem acontecido em período que não registra atividades especiais, como a realização da Bienal Internacional do Livro. Durante a última edição do evento, realizada em outubro de 2011, o site da editora alagoana registrou 29 mil e 500 acessos em dez dias. Já no balanço mais recente, o número de “cliques” revela o sucesso da editora nas mídias digitais. De 24 a 30 de maio de 2012, época sem grandes atividades, a média diária de acessos foi de 665, o que equivale a 4 mil visualizações no período de uma semana.
Mais segurança no pagamento
Os interessados em compras de livro pela internet agora têm mais segurança na loja virtual da Edufal. A editora viabiliza pagamentos em todos os cartões e utiliza o PagSeguro, um meio de pagamento que protege compradores e vendedores de possíveis fraudes.
O recurso, pertencente ao grupo UOL, mantém sigilo sobre os dados financeiros dos compradores e garante a entrega do produto no prazo de 14 dias após o pagamento. Caso a mercadoria não seja entregue no tempo estipulado, a empresa faz a devolução do dinheiro para o cliente. Para a Edufal, a proteção também é garantida, já que o recurso permite a verificação do pagamento antes do envio do produto para o cliente.
Outras mídias
Nas redes sociais, a editora tem ampliado sua atuação. Na última semana, mais de cem pessoas curtiram a página no Facebook, onde são divulgados lançamentos, promoções e vendas . Já no Twitter mais de mil usuários acompanham as novidades.
Segundo Albyran, todas essas ações ampliam a divulgação dos livros publicados pela Edufal e tornam as obras ainda mais acessíveis para os leitores. Ele também ressalta que os produtos realizados pela editora alagoana estão à venda nas principais livrarias do Brasil e em todas as editoras das universidades federais brasileiras, devido ao Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros (PIDL).