Alunos colam grau visando início de pós-graduação em agosto
Programas das universidades de São Paulo, Estadual Paulista e da Ufal são os destinos dos alunos
- Atualizado em
Jhonathan Pino - Jornalista
Na correria para não perder a oportunidade de um emprego conquistado por concurso, ou de uma vaga de mestrado, dez alunos colaram grau no gabinete da vice-reitoria nesta quinta-feira, 26. Entre eles, três saem dos cursos de Farmácia para dar início a primeira turma do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), da Universidade Federal de Alagoas.
Diogo Porpino, Daniel Porto e Sandyane Lívia estudaram juntos e todos passaram por grupos de pesquisa na Esenfar. Eles admitem que essas atividades são propulsoras para a continuidade da vida acadêmica. “O Pibic [Programa de Iniciação Científica] é o que nos encaminha para a pós-graduação e dá continuidade a nossa vida acadêmica”, relata Sandyane.
O caminho da pesquisa também foi percorrido por Amaury Franklin, aluno do curso de Química Licenciatura do Campus Arapiraca, que foi aprovado no Mestrado em Química da Universidade de São Paulo (USP). Desde o terceiro período de graduação ele contou com o auxílio do professor Vinícius Del Colle, que também foi orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
“Fui monitor da disciplina do professor Vinícius e bolsista do PET Química. Sempre trabalhamos com o estudo da eletrocatálise e foi com esse tema que fiz o TCC. A expectativa é que a gente consiga uma bolsa pela Fapesp [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo]”, relata Amaury, que também foi selecionado para o mestrado no Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal, junto com sua colega de curso, Thaíssa Lúcio.
Outro aluno que teve a possibilidade de escolher entre dois cursos foi o aluno da graduação de Engenharia Agronômica, Anderson Ravanny. Ele obteve a segunda colocação nos cursos de Pós-graduação em Irrigação e Energia na Agricultura, decidindo por esse último, e teve que ir o Campus Botucatu para participar do processo seletivo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), formada por entrevista e análise do currículo.
A vice-reitora Rachel Rocha conferiu o grau aos alunos e falou sobre o retorno que a sociedade espera dos formandos. “Espero que todo vocês façam jus ao investimento feito pela universidade pública brasileira em suas carreiras e que vocês sejam bons profissionais em suas áreas de atuação”, declarou.