Criado comitê para gerir atividades da UAB em Alagoas
Dezessete membros tomaram posse com o objetivo de articular ações de incentivo à formação de professores
- Atualizado em
Manuella Soares - jornalista
Dois anos depois da adesão da Universidade Federal de Alagoas à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores foi criado o Comitê Gestor para garantir o bom funcionamento das estratégias da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Alagoas. O reitor Eurico Lôbo deu posse aos 17 membros que estão trabalhando na organização dos polos e cursos oferecidos pela universidade.
A finalidade do comitê é organizar a formação iniciada e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas de Educação Básica. Frente às necessidades de capacitação e na tentativa de minimizar os problemas gerados pelos desvios de função de um profissional habilitado para determinada área, mas que atua em outra, os cursos permitem estreitar o acesso a uma segunda licenciatura, ou mesmo garantem a oportunidade de iniciar a carreira docente.
“Esse comitê é fundamental para que essas discussões não se configurem apenas no âmbito da UAB, mas da formação educacional do Estado como um todo”, comentou o reitor Eurico Lôbo. Entre os novos membros estão a vice-reitora Rachel Rocha, nomeada presidenta, e o pró-reitor de Graduação, Amauri barros, que é o coordenador do grupo.
A nova presidenta falou sobre o interesse e o comprometimento da Ufal nas questões de políticas inclusivas na educação. “Felizmente podemos induzir essas políticas, esse esforço conjunto é o caminho mais acertado para conseguir reverter os índices tão negativos do Estado de Alagoas”, reforçou Rachel Rocha.
Sobre o programa
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, municípios e do Distrito Federal.
O Sistema UAB incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.
Em Alagoas
Alagoas ganhou o primeiro polo da Universidade Aberta do Brasil em 2009, mas só no ano seguinte aderiu à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, com uma meta inicial de formar 45 mil profissionais que necessitam de uma licenciatura adequada às atividades que desenvolvem.
Depois de trabalhos revistos e planejamento contínuo do projeto, ao todo já são 25 cursos em dez polos no Estado, mas de acordo com a coordenação da UAB em Alagoas, atualmente quatro polos têm condições estruturais de ampliar o número de vagas (Maceió, Penedo, Maragogi e Arapiraca).
Nos últimos três anos, houve grande evolução na oferta de vagas para os cursos de licenciatura e quase cinco mil professores participaram do Parfor (Programa Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica pelo MEC). Outras 400 vagas estão em processo de finalização de oferta em edital no Estado.
Confira quem são os membros que compõem o Comitê em Alagoas:
- Rachel Rocha Almeida Barros – Vice-reitora da Ufal (presidenta)
- Amauri da Silva Barros – Prograd/ Ufal (coordenador)
- Eduardo Silvio Sarmento Lyra – Proex/Ufal
- Simoni Margareti Plentz Meneghetti – Propep/Ufal
- Fernando Silvio Cavalcante Pimentel – UAB
- Elton Casado Fireman – Cedu/Ufal
- Luiz paulo Leopoldo Mercado – Fórum Permanente de Formação Docente
- Ediel Azevedo Guerra – Matemática/Ufal
- Elton malta nascimento – Ciências da natureza/Ufal
- Sergio Ifa – Letras/Ufal
- Amaro Xavier Braga Júnior – Humanidades/Ufal
- Alcindo tales Galvão – representante do campus Arapiraca/Ufal
- Rodrigo Pereira – representante do campus do Sertão/Ufal
- Luiz Carlos Santos Oliveira – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
- Bárbara Heliodora Costa e Silva – Conselho Estadual de Educação/AL
- Maria do Carmo Custódio de Melo Silveira – Secretaria Estadual de Educação/AL
- Edna Maria Lopes Nascimento – Sindicato do Trabalhadores da Educação