Diretor do Centro de Gerência e Estudos Estratégicos participa do Mestrado de Economia

Palestra e Dissertação trouxeram o pesquisador para a universidade alagoana


- Atualizado em
Carlos Ferreira falou sobre desenvolvimento regional e inovação
Carlos Ferreira falou sobre desenvolvimento regional e inovação

Jhonathan Pino – jornalista

Nesta segunda-feira, 9, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) recebeu o professor Antônio Carlos Ferreira Galvão para ministrar a palestra “Desenvolvimento Regional e Inovação na Transição da Ordem Global” para alunos e professores do Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada. Carlos Ferreira debateu temas como a contribuição da educação para evolução tecnológica, aumento de conflitos sociais e crescimento de renda no Brasil.

Os temas foram gerados a partir de sua experiência no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), onde atualmente é diretor. O professor ressaltou a necessidade de pensar políticas regionais para o desenvolvimento do país. “Nós precisamos diversificar a indústria brasileira, explorar cada escaninho regional no país, a fim de estimular o desenvolvimento nacional”, resumiu.

O centro em que atua, em Brasília, é responsável por prestar serviços na sugestão de políticas públicas, avaliação de programas e construção de diretrizes que visem o planejamento e desenvolvimento de setores estratégicos. A partir de parceria com o Governo de Alagoas, o CGEE realizou estudos de transformações socioeconômicas e ambientais da região de Xingó e deve auxiliar na construção de uma política de planejamento para a Ciência, Inovação e Tecnologia no Estado.

A atuação na área de desenvolvimento de setores regionais foi o que desencadeou o convite para que Carlos Ferreira participasse da banca de dissertação “Sistema Alagoano de Inovação: Organização necessária para o desenvolvimento”, defendida pela aluna de Mestrado em Economia Aplicada, Paula Pradines.

Orientada pelo professor Josealdo Tonholo, Paula fez uma análise sobre a maturidade dos setores produtivos de Alagoas e uma radiografia da repercussão das políticas públicas federais no estado alagoano. Além de Tonholo e Ferreira, participaram da banca o professor Reinaldo Rubem e Edmundo Accioly, ambos da Ufal.