MEC concede mais R$ 22 milhões para pesquisa em Alagoas

Recursos vão ampliar as ações de apoio à pesquisa no Estado


- Atualizado em

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), conhecida da comunidade universitária por auxiliar financeiramente pesquisadores alagoanos em seus mestrados e doutorados, recebeu do MEC um aporte de 22 milhões de reais. Desse montante, 5 milhões são uma contrapartida do governo do Estado. A diretora da Fapeal, Janesmar Cavalcanti, prevê, a partir desse adendo financeiro, um aumento nas ações da fundação estadual, que há 22 anos subsidia iniciativas que vão além da graduação.

Segundo Janesmar Cavalcanti, que também é professora de Química da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o reforço orçamentário permitirá ampliar a concessão de bolsas de pesquisa, fortalecer os programas de mestrado e doutorado já existentes na Ufal e assessorar as universidades estaduais (Uncisal e Uneal) na criação de seus próprios cursos de mestrado.
A diretora da Fapeal destaca ainda que, com esses recursos, será possível ampliar as ações relacionadas à pesquisa. "São ações que vão muito além do pagamentos de bolsas. Poderemos auxiliar pós-graduandos alagoanos que vão estudar fora do estado e que retornam a Alagoas trazendo um inestimável cabedal de conhecimento e experiência”, pondera de forma entusiástica Janesmar Cavalcanti.
Janesmar destaca a importância de divulgar a concessão desses recursos. "São ações que não podem ficar restritas apenas ao círculo acadêmico. A comunidade em geral deve ficare ciente dessas melhorias, já que toda a sociedade alagoana é beneficiada pelas atividades financiadas pela Fapeal", conclui a diretora.