Professora da USP conquista doutorado com estudo sobre a Tilápia em Alagoas

Tema aborda desempenho e composição isotópica de carbono e nitrogênio no tecido muscular na tilápia alimentada com diferentes fontes proteicas


- Atualizado em
Edvânia da Conceição Pontes durante apresentação no Centro de Ciências Agrárias
Edvânia da Conceição Pontes durante apresentação no Centro de Ciências Agrárias

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

Uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Núcleo de Piscicultura da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Estado de Alagoas (Sepaq/AL) serviu como ferramenta para o desenvolvimento de uma tese de doutorado para Edvânia da Conceição Pontes, professora da Universidade de São Paulo (USP). A apresentação do estudo foi realizada na última semana, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), situado em Rio Largo.

Sob orientação do professor Adibe Luiz Abdalla, integrante do Centro de Estudos Nucleares da USP, a  pesquisadora analisou o desempenho e a composição isotópica de carbono e nitrogênio no tecido muscular na tilápia alimentada com diferentes fontes proteicas. Toda a parte experimental da pesquisa, por sua vez, foi executada no Núcleo de Piscicultura de Rio Largo e contou com apoio de funcionários e técnicos da secretaria e do Ceca.

De acordo com Elton Lima, coorientador do estudo, a pesquisa de Edvânia foi realizada a partir de uma metodologia inédita. "O grande diferencial dessa tese foi a utilização de isótopos estáveis naturais, como o traçador de carbono nitrogênio de diferentes fontes proteicas, algo considerado inovador em avaliações de alimentos para peixes. É a primeira vez que ela é realizada em Alagoas", declarou o professor.

Mais detalhes sobre a pesquisa

Além da utilização de fontes proteicas como nutrição de peixe, avaliando a contribuição de carbono e nitrogênio, outra particularidade do estudo de Edvânia da Conceição Pontes foi a reutilização do farelo de coco, um subproduto das empresas alagoanas fabricantes do leite da fruta.

Ainda segundo o professor Elton Lima, a pesquisadora entendeu, por meio dos experimentos, que a combinação do farelo de coco com o farelo de soja ofereceu resultados semelhantes a outros ingredientes, antes considerados de grande importância na formulação das rações de peixe, constatando, assim, efeitos superiores às dietas até então formuladas apenas com o farelo de soja.

Tal como para o professor Elton, a equipe de técnicos colaboradores com o estudo considera que a metodologia de pesquisa utilizada por Edvânia fornece subsídios precisos de como os nutrientes e moléculas são utilizados pelos peixes.