Professores do ensino básico visitam laboratórios da universidade
Educadores integram o Programa Novos Talentos e visitaram a Usina Ciência e laboratórios da Escola de Enfermagem e Farmácia
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Myllena Diniz – estudante de Jornalismo
O Programa Novos Talentos completa dois anos e continua com suas atividades em andamento dentro da Universidade Federal de Alagoas. Na última quinta-feira, 12, quinze professores do ensino básico de Palmeira dos Índios e cidades vizinhas fizeram visitas à Usina Ciência e aos laboratórios da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da instituição, em Maceió. O encontro fortalece os vínculos entre a academia e as escolas da rede pública, e reforça a preocupação em atrair os jovens para a vida acadêmica.
Na Ufal, o programa acontece por meio dos subprojetos “Atividades na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Aprimoramento da Cultura Científica no Ensino Básico de Alagoas”; “Construindo Significados”; “Tecnologias da Informação e Comunicação”; e “Educação e Saúde”, coordenado pela professora Ruth França e responsável pela visita aos espaços da universidade.
De acordo com o professor Carlos Arthur Almeida, integrante o subprojeto “Educação e Saúde”, esse ano o grupo pretende que o programa tenha alcance ainda maior entre os jovens. Por isso, o foco tem sido apenas os professores, com o objetivo de que eles sejam agentes multiplicadores dos recursos disponibilizados para que os alunos tenham crescente interesse pela pesquisa científica.
“O momento na Usina Ciência tem como objetivo capacitar professores dos ensinos Médio e Fundamental, para que eles possam multiplicar o conhecimento entre os alunos. Isso permite que os docentes tenham conhecimento da existência de recursos que eles podem utilizar com os estudantes”, destacou.
A visita à Usina Ciência foi de grande descontração para os professores que, dessa vez, incorporaram o papel de alunos. Na sala de óptica, sob a orientação de Gabriel Soares, monitor e estudante de Física da Ufal, o grupo participou de experiências que explicam assuntos relacionados à gravidade, à associação de espelhos planos e às cores. Entre as atividades, os professores também puderam acompanhar de perto a experiência da “monga”, que remete ao artifício utilizado em muitos parques de diversões e circos que utilizam os truques da “mulher gorila”.
De pequenas ilusões de óptica a explicações sobre importantes recursos, como os utilizados na geração de energia. Com o auxílio do professor Antônio José Ornellas, os visitantes entraram em contato com experimentos que explicam o mecanismo das hidrelétricas e conheceram equipamentos que dinamizam conceitos sobre a Lei de Conservação do Momento, na qual é feita relação entre massa e velocidade.
Para professores de Química, Biologia e Geografia a visita ficou ainda mais interessante nas salas direcionadas às suas áreas de atuação. Os visitantes tiveram acesso a recursos interativos utilizados em aulas sobre relevo, corpo humano, vida marinha, formigueiros, microscopia e reações químicas.
Além disso, o grupo explorou o universo da Astronomia com a orientação da monitora Kizzy Resende, integrante do Centro de Astronomia de Alagoas. Em ambiente projetado com base no sistema planetário, além de obterem novas informações sobre as fases da Lua e sobre os fusos horários, os professores da educação básica acompanharam explicações relacionadas ao planeta Terra e às teorias relacionadas ao seu futuro.
A experiência permite novas possibilidades e cria expectativas entre professores da rede pública alagoana. Segundo Bernadete Fernandes, professora de Biologia da Escola Estadual Humberto Mendes, a parceria com a universidade é fundamental na busca pelo melhor rendimento dos alunos. “Nós precisamos de novas parcerias, de algo mais sistêmico dentro das escolas, de um maior acompanhamento. Nosso objetivo é fazer com que o que nós produzimos dentro das escolas seja consolidado e valorizado”, ressaltou.
A professora também destacou os próximos passos para que os jovens tenham mais interesse pelo universo do conhecimento. “Nosso intuito é montar um espaço semelhante à Usina Ciência em nossa escola, para que ela seja um polo de fomento à pesquisa no interior. A Usina demonstra que em nossa prática diária entramos em contato constante com o conhecimento científico. Então, queremos fazer com que o jovem se sinta atraído pelo conhecimento, que pode ser interativo e dinâmico”, salientou.
Visita a laboratórios
Durante a tarde, a programação prosseguiu com visita aos laboratórios de Enfermagem e Farmácia , no Campus A. C. Simões, em Maceió. O momento compõe um dos principais objetivos do programa Novos Talentos, que prevê a inserção de alunos e professores da educação básica em atividades extracurriculares desenvolvidas em universidades, laboratórios, centros de pesquisas, museus e demais instituições engajadas na busca pelo conhecimento.
De acordo com Carlos Arthur Almeida, a visita também serve para que os professores conheçam laboratórios de ponta, sejam informados sobre as linhas de pesquisa desenvolvidas na instituição e entrem em contato com a pós-graduação.