Projeto Rondon leva estudantes alagoanos ao Pará
Dez alunos da Ufal vão desenvolver atividades no município paraense de Aurora
- Atualizado em
Jhonathan Pino - jornalista
Na quinta-feira, 5 de julho, dois professores e oito alunos da Universidade Federal de Alagoas, estiveram reunidos no prédio da Reitoria, antes do embarque para o Estado do Pará. Eles fazem parte da Operação Peixe-boi do Projeto Rondon, e desenvolverão ações de extensão no município de Aurora, no Pará, com o intuito de transmitir conhecimentos para a população local.
São alunos de Química, Administração, Engenharia Ambiental e Agronomia, que desenvolverão atividades nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção. Eles são acompanhados pelos professores Fabiano Santana e Bruno Setton, autores do projeto.
Entre as atividades desenvolvidas estão a construção de fossas sépticas, banheiros secos, criação de cooperativas e utilização de rádios web nas zonas rurais, que foram formuladas, pensando nas necessidades da população paraense. Junto a eles, outras 35 universidades participam do Rondon, atuando nos estados do Pará e Piauí, cada uma delas com atividades direcionadas para um município.
“Esperamos contribuir de alguma forma para o desenvolvimento sustentável da região, dando mais oportunidades às pessoas daquelas comunidades e tornando-as capazes de serem transformadoras das suas próprias realidades”, diz Fabiano, que tem o desejo de aplicar algumas dessas oficinas no Agreste alagoano.