Projeto Tambores chega a Santa Luzia do Norte
São ofertadas oficinas de Musicalização e Dança Afro
- Atualizado em
Renata Menezes, estudante de Jornalismo
O Projeto Tambores está estendendo suas atividades para a cidade de Santa Luzia do Norte. A partir sábado, 14 de Julho, os moradores do bairro do Quilombo serão beneficiados com oficinas de Musicalização e Dança Afro. As oficinas ofertadas em Santa Luzia do Norte acontecem todos os sábados no período da manhã na Escola Municipal Dom Pedro I, localizada no Quilombo, com o bailarino Jadiel Ferreira e a percussionista Luana Costa, professores de Dança Afro e Musicalização, respectivamente.
No dia 7 de julho, aconteceu uma reunião entre o professor Sérgio Onofre, coordenador do Projeto, Jadiel Ferreira, professor de dança, e lideranças da comunidade para decidir os rumos das atividades. Segundo o coordenador do Tambores, ficou acertado que seria necessário haver uma aproximação com os quilombolas, o que aconteceu no dia 9, quando Jadiel Ferreira visitou os moradores para apresentar o Projeto e seus objetivos. As oficinas em Santa Luzia já são frutos dessa estratégia.
Tambores
O Projeto Tambores surgiu por meio do Programa de Incubadora de Empreendimentos Culturais (Incart) e, desde o início de junho, está atuando nas comunidades quilombolas do Oiteiro e do Tabuleiro dos Negros, situadas em Penedo. O objetivo da organização é estimular o resgate da cultura de matriz africana a partir das oficinas. Segundo Jadiel, a principal consequência será o desenvolvimento da consciência de pertencimento ao lugar, o que é fundamental para constituir as identidades dos seres humanos.