Projeto Tambores ganha novos instrumentos

Doações atenderão à comunidade de Santa Luzia do Norte


- Atualizado em
Silvestre, liderança da comunidade, com os instrumentos doados
Silvestre, liderança da comunidade, com os instrumentos doados

Renata Menezes - estudante de jornalismo

O Projeto Tambores, que atua em comunidades quilombolas de Penedo e Santa Luzia do Norte, recebeu em julho uma doação de instrumentos de percussão. Esse material foi coletado por colaboradores do projeto e vem sendo restaurado pelo percussionista Wilson Santos e pela Orquestra de Tambores.

A ideia de estender as atividades do projeto Tambores para Santa Luzia do Norte foi de Wilson Santos, coordenador da parte musical do projeto, que nasceu na comunidade e tenta desenvolver uma atividade cultural na cidade desde 2004. Segundo Wilson, como não havia recursos para dar início às ações do Tambores, os integrantes foram em busca de doações de instrumentos usados, que foram restaurados e já estão sendo utilizados nas oficinas, iniciadas em 14 de julho.

O Projeto Tambores chega a Santa Luzia do Norte com o objetivo de dar um suporte maior aos artistas da comunidade, que já contava com grupos de dança afro e de percussão, composto por crianças e adolescentes, ambos desativados por falta de recursos e incentivos. “As pessoas da comunidade já possuem talento, o Tambores tem o papel de incentivar o desenvolvimento dessas atividades”, diz Wilson Santos.

Num segundo momento, o Projeto dará início às oficinas de confecção de instrumentos musicais, que pretendem tanto criar uma alternativa de geração de renda à comunidade quanto suprir a demanda de instrumentos no Estado. “Alagoas possui uma produção de instrumentos artesanais escassa, o que faz com que os grupos locais precisem se deslocar para outros estados para adquiri-los”, explica Wilson.