Tela Tudo e LAB realizam a Intervenção Desdobras
A performance acontece na Pinacoteca Universitária, nesta sexta-feira, 6 julho, às 19h. A entrada é gratuita.
- Atualizado em
Sons e luzes marcarão o encerramento da exposição "Dobra", de Alice Jardim. Através da parceria entre o Tela Tudo Clube de Cinema e o Festival LAB nasce DESDOBRAS, uma intervenção que une projeções artísticas tendo como base os vídeos da exposição e a música da banda instrumental pernambucana Kalouv.
"Dobra", a primeira exposição individual da arquiteta e realizadora multimídia Alice Jardim, soa como um grande desafio ao olhar, revelando vias, janelas e imensidões, onde uma nova cartografia para a cidade é sugerida a cada foto, a cada vídeo. Nesta busca estética promovida pelo belo artifício da dobra, DESDOBRAS se configura como uma transformação coerente com a mutabilidade e pluralidade sugerida pelo trabalho de Alice, em consonância com as experimentações audiovisuais do coletivo Tela Tudo, o qual Alice também integra.
Através da imersão na imagem caleidoscópica de "Dobra", a interação com a projeção performática irá transfigurar a dimensão já posta em outras tantas inimagináveis através da luz, elemento fundamental no trabalho da artista. Mas esta intervenção não seria completa sem a presença de outro elemento que compõe "Dobra": a música. Através do Festival LAB, o diálogo artístico, onírico e performático se torna completo ao proporcionar o encontro do coletivo de experimentação audiovisual com a música do quinteto instrumental Kalouv, resultando em Desdobras.
Venha redescobrir a Dobra e a cidade de luz e som!
Alice Jardim
Realizadora audiovisual, fotógrafa, designer gráfica, cineclubista e arquiteta urbanista graduada pela Universidade Federal de Alagoas (2007). Integra o coletivo de experimentação audiovisual Tela Tudo e a equipe executiva da organização não governamental Ideário. Também atua no Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem (UFAL), como coordenadora do núcleo audiovisual do Laboratório de Criação Taba-êtê (UFAL) e é membro da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas de Alagoas (ABD&C/AL). Foi diretora geral e de fotografia de vídeos de ficção, documentais e experimentais. Recebeu menções honrosas por seus vídeos em festivais e foi premiada com o 1º lugar na Mostra Competitiva Nacional do Festival Arte.Mov 2012 pelo vídeo experimental “Todavia” (2011).
Tela Tudo Clube do Cinema
Criado em março de 2008, o TELA TUDO é um cineclube e coletivo de experimentação audiovisual que realiza sessões mensais de cinema e projeções artísticas em Alagoas. A proposta é experimentar superfícies como tela para os audiovisuais e gerar acesso a filmes de diferentes gêneros, épocas e temáticas com base nosDireitos do Público. O coletivo também produz filmes e realiza oficinas de cinema e formação cineclubista. As sessões são gratuitas.
Festival LAB
O Festival LAB nasceu como um festival independente de música em 2009 na cidade de Maceió. Com três edições já realizadas, reuniu no mesmo palco bandas como Wado (AL), Constantina (MG), Labirinto (SP), A Banda de Joseph Tourton (PE), Julia Says (PE), Herod Lane (SP), Neon Night Riders (AL) e Projeto Sonho (AL). Este ano, o LAB será realizado durante o mês de outubro e conta com a parceria do Tela Tudo.
Kalouv
Formada em Recife, no começo de 2010, a Kalouv é uma das novas referências da música instrumental nordestina. O quinteto é composto por Bruno Saraiva (teclado), Saulo Mesquita e Túlio Albuquerque (guitarras), Basílio Queiroz (baixo) e Rennar Pires (bateria). Com uma musicalidade que mescla elementos do pós-rock e do rock progressivo – com guitarras cheias de reverb, riffs distorcidos, temas singelos de piano e fortes doses de ambiência –, mas carregada de influências típicas de quem vive em torno da maresia entranhada na capital pernambucana. Nestes fragmentos estão presentes, mais do que referências musicais, olhares curiosos, voltados às histórias escondidas no cotidiano recifense.