Ufal conquista coordenação em Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação
Pró-reitor Amauri Barros representa a universidade no Forgrad
- Atualizado em
Manuella Soares - jornalista
O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, participou no último mês de junho do Encontro Nacional do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad), no Center Convention em Uberlândia, Minas Gerais. O evento anual acontece sempre após as reuniões regionais, onde são discutidas questões como a expansão das universidades, a formação docente e a qualidade na educação.
O Forgrad é constituído por todos os pró-reitores de Graduação ou ocupantes de cargos equivalentes das universidades, institutos federais e centros universitários. Seus principais objetivos são formular políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às pró-reitorias, em nível nacional e regional e contribuir para a formulação e implantação de políticas públicas de Educação Superior que visem ao pleno desenvolvimento do país, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.
O tema principal do encontro nacional deste ano foi “Qualificação da Educação Superior no Contexto do Plano Nacional de Educação-PNE”, com palestras e oficinas para trocas de experiências sobre temas como ‘Qualificação da Educação Básica e Formação de Professores’, ‘Evasão’, ‘Democratização com qualidade – os desafios, limites e possibilidades da avaliação’, ‘Plano Nacional de Educação – avaliação e perspectivas’, além de outras temáticas para promover as ações institucionais e gerir as demandas das universidades com a qualidade que requer o ensino superior.
“O Encontro foi extremamente valioso, porque temos a possibilidade de socializar o aprendizado com os colegiados dos cursos de graduação e consequentemente com a comunidade acadêmica. Nestes eventos, ficamos sintonizados com as grandes temáticas do ensino”, destacou o pró-reitor Amauri Barros, que agora faz parte da diretoria do Forgrad, uma vez eleito Coordenador da Regional Nordeste.
O representante da Ufal no Fórum vai contribuir com a articulação das instituições de ensino superior do Nordeste, mobilizando reuniões a fim de planejar atividades que reforçam o compromisso das pró-reitorias de Graduação. “Ainda este ano vamos promover oficinas de trabalho e possivelmente um encontro regional para reunir os diversos representantes das instituições nordestinas”, adiantou o pró-reitor.