Ufal e Semed discutem adequações em polo de Educação a Distância

Instituições e Cied avaliam propostas para garantir a qualidade dos cursos ofertados pela UAB


- Atualizado em
Ufal, Cied e Semed debatem as adequações do Polo Maceió
Ufal, Cied e Semed debatem as adequações do Polo Maceió

Manuella Soares – Jornalista

A vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 26, com representantes da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para discutir as exigências apresentadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em relação à estrutura do Polo Maceió.

Com a extinção da Secretaria de Educação a Distância, a Capes passou a regulamentar o funcionamento de todos os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e está em processo de visita técnica para apontar adequações que visam à qualidade do serviço oferecido. Uma das propostas apresentadas pela Semed foi transferir o Polo de Maceió, que atualmente ocupa o Bloco 14 do Campus A. C. Simões na Ufal, para o Caic Jorge de Lima.

De acordo com o secretário municipal de Educação, José Mário Carneiro, o local será reformado e ampliado para atender a UAB. Algumas melhorias na biblioteca e a criação de novos laboratórios de informática também estão previstas no orçamento que vai contemplar a estrutura do Caic. “Não pensamos só na acomodação, queremos dar continuidade, ou, ainda, melhorar a qualidade que existe na estrutura da Ufal”, disse.

O Polo de Educação a Distância de Maceió existe desde 2007 no campus e atende quase três mil alunos nos cursos de graduação e pós-graduação, além da formação continuada de professores, por meio do Parfor (Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica). Dos 18 cursos ofertados pela Cied, 15 são contemplados em Maceió. Três novos cursos de aperfeiçoamento estão previstos para iniciar em 2013: Letras, com habilitação em Português e Espanhol; Geografia; e Ciências Sociais.

A vice-reitora firmou a parceria da Cied com a Semed e se prontificou em analisar a possibilidade de criar outros cursos para atender a demanda dos docentes do município que ainda não têm graduação, ou necessitam de uma segunda licenciatura para garantir a formação adequada dos alunos.

No mês de agosto, a Capes fará novas visitas de avaliação nos polos de Penedo e Olho d'Água das Flores. Enquanto isso, os polos de Maceió e São José da Laje, já vistoriados, passam pelo processo de adequação.