Alunos do PET Letras são premiados em Encontro Nacional no Maranhão

O trabalho desenvolvido pelos integrantes do grupo venceu na categoria Letras e Artes


- Atualizado em
Integrantes do PET Letras recebem premiação na categoria Letras e Artes
Integrantes do PET Letras recebem premiação na categoria Letras e Artes

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

Um trabalho desenvolvido pelos integrantes do Grupo PET de Letras da Universidade Federal de Alagoas foi premiado na 27ª edição do Encontro Nacional dos Grupos PET (Enapet). Essa foi a primeira vez que o encontro realizou premiações para melhores trabalhos e os estudantes da Ufal venceram na categoria “Letras e Artes”.

Estevão dos Anjos, um dos 12 integrantes do grupo, revela que com o tema "Entre o ouvir, o ler e o escrever: Experiências na Escola de Cegos Cyro Accioly”, os alunos procuraram buscar novos métodos para o letramento de deficientes visuais, por meio de recursos importantes para a formação do leitor cego e de visão subnormal e de sua inserção social. “Com o trabalho, procuramos relatar as experiências de letramento linguístico e literário que são realizadas com os alunos da escola”, disse o estudante.

Para o desenvolvimento deste trabalho, os alunos contaram com a colaboração da professora Eliane Kéfalas, do curso de Letras e do professor Daniel Paes, ambos da Ufal, e do diretor da Escola de Cegos, Roberto Leite. Além disso, egressos do grupo também participaram do trabalho, que contou com a supervisão da professora Núbia Rabelo, tutora do grupo.

Sobre o Enapet

A 27ª edição do Encontro Nacional dos Grupos PET (Enapet) foi realizada entre os dias 22 e 27 de julho no Maranhão, com o tema "Educação Tutorial: novos rumos, novas fronteiras”.

O objetivo deste encontro, segundo Estevão, é reunir os integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) de todo o país para que eles possam discutir a política do programa, trocar experiências e, também, expor pesquisas e trabalhos que estejam sendo desenvolvidos pelos grupos.

Ainda de acordo com o estudante, a premiação foi dividida por tipo de apresentação e por área de conhecimento. “Os trabalhos inscritos poderiam ser apresentados em formato de pôster ou comunicação oral, havendo premiação para as duas categorias”, explica Estevão.

O PET Letras na Ufal

Grupo mais antigo da Ufal, o PET Letras conta com 12 integrantes, além de Núbia Rabelo, professora e tutora do grupo. O programa tem a intenção de dar suporte aos cursos em questão, realizando atividades extracurriculares que venham aperfeiçoar a formação cidadã e acadêmica dos integrantes. Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o PET tem ainda o papel de trabalhar em parceria com a graduação, desenvolvendo a tríade ensino, pesquisa e extensão. Em 2013, o grupo irá completar 25 anos.