Começam obras da Rede Alagoana de Alta Velocidade
A perspectiva é que a nova rede seja inaugurada em dezembro
- Atualizado em
Lenilda Luna - jornalista
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que integra cerca de 600 instituições de ensino e pesquisa no país, firmou convênio com instituições alagoanas para instalar internet por fibra ótica com alta velocidade em Alagoas. As discussões para a implantação da Rede Alagoana de Alta Velocidade (RAAVE) começaram há seis anos, mas neste ano as ações foram intensificadas com a efetiva participação do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Alagoas (NTI).
Segundo o diretor do NTI, Rodrigo Paes, a implantação dessa rede será um marco para a infraestrutura de tecnologia da informação na universidade e terá um impacto muito positivo nos projetos que necessitam de transmissão de dados. "Atualmente temos registrado muitas reclamações por conta da lentidão nas nossas redes, principalmente no Espaço Cultural, Museu Théo Brandão e Usina Ciência. A partir desse convênio, esses locais irão deixar de usar uma conexão via rádio para utilizar a fibra ótica, com um desempenho muito superior", destaca o diretor.
A internet de alta velocidade vai beneficiar várias instituições públicas de Alagoas, incluindo a Ufal, a maternidade Santa Mônica, o Ifal, a Eletrobrás, entre outras. Uma reunião para a apresentação do cronograma de implantação da rede aconteceu, no dia 3 de agosto, e contou com a presença do Marcelo Queiroz, gestor técnico da Rede, Rodrigo Paes, diretor do NTI da Ufal, André Alves Araújo, da Eletrobrás Alagoas, Alyson Oliveira, diretor presidente do Itec/AL, André Alécio, fiscal RNP, Georginey Neri e Felipe Athayde, da POP-AL, Lucio Santos, supervisor da Omega, Fernando Carneir e Adriano Araújo, do Ifal, além de representantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
Além da velocidade, a nova rede vai proporcionar mais segurança na conexão, já que a Ufal vai contar com dois cabeamentos de fibra ótica. "O atual vem pela via Expressa e muitas vezes temos queda de Internet por conta de acidentes que atingem postes nessa região. Agora vamos contar com outro caminho, pela avenida Fernandes Lima e problemas desse tipo tendem a diminuir por causa da redundância", ressalta Rodrigo.
Em Alagoas, a Rede é coordenada pelo professor João Carlos Barbirato, da Ufal, que preside o Comitê Gestor, e o professor Marcelo Queiroz, do Ifal, que é o coordenador técnico. "O projeto da rede já está pronto e possui todas as autorizações necessárias. Os técnicos já estão em campo realizando a instalação da rede que, segundo o cronograma, deve ser inaugurada em dezembro deste ano", informa Rodrigo Paes.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no endereço eletrônico