Conexões de Saberes intensifica atividades para o Enem
Os alunos do projeto quiseram intensificar o conteúdo do Enem participando de uma jornada de aulas
- Atualizado em
Manuella Soares - jornalista
Já de olho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), centenas de pessoas participaram do aulão realizado pelo projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas “Conexões de Saberes”, no último domingo (19). Os alunos assistiram às aulas sobre Códigos e Letras, com conteúdo indicado nas provas do Enem para os programas das disciplinas de Português, Língua Estrangeira, Literatura e Redação.
Os professores são graduandos do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas, que têm a oportunidade de mostrar na prática, os conhecimentos adquiridos na licenciatura. O professor Jorge Marques é um exemplo dos resultados positivos do “Conexões de Saberes”. Ele já foi aluno, conseguiu a aprovação na Ufal e, hoje, cursando Letras, já encara a responsabilidade de professor do projeto. “É um privilégio, uma honra pra mim. Enquanto eu estiver na universidade, pretendo continuar participando dos projetos que envolvem o Conexões”, comentou.
O próximo aulão do projeto será realizado no dia 23 de setembro, no auditório da Reitoria, em Maceió, sobre “Ciências Naturais e Matemática”, com foco nas disciplinas de Química, Biologia e Física. Haverá ainda um simulado para acompanhar a evolução dos alunos.
Oportunidade dentro da comunidade
Desde 2006 quando foi implantado, cerca de 600 alunos em Alagoas já ingressaram na Ufal. São várias unidades de ensino inseridas nas comunidades de Benedito Bentes, Graciliano Ramos, Osman Loureiro, Chã da Jaqueira e Bom Parto, além dos municípios de Santa Luzia, Satuba, Rio Largo e os pólos nos campi A.C. Simões e Arapiraca, com salas de aula também em Palmeira dos Índios, e Penedo.
Só em 2012, 960 pessoas estão sendo beneficiadas com o projeto que dá a oportunidade para quem não teria condições de pagar um curso intensivo preparatório para o vestibular. “Cada ano a gente vem se superando e surpreendendo. A gente abre as portas para o futuro”, conta Janda Alencar, coordenadora do “Conexões de Saberes” no Estado.