Cursos de especialização em Gestão realizam aula inaugural

Alunos de Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde lotaram o auditório do Espaço Cultural no primeiro encontro da pós-graduação


- Atualizado em
Professora Anamelea Campos faz conferência de abertura
Professora Anamelea Campos faz conferência de abertura

Mauricélia Ramos - jornalista

A autoria discente e a formação do sujeito autor foram os assuntos abordados pela professora Anamelea de Campos Pinto na conferência de abertura da aula inaugural dos cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde na modalidade a distância, que ocorreu no sábado (18), no auditório do Espaço Cultural, na Praça Sinimbú. As pós-graduações latu sensu são promovidas na Ufal pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e pela Coordenadoria de Educação a Distância (Cied), e essa é a segunda turma das especializações.

Os alunos, que lotaram o auditório na manhã no sábado, além da conferência de abertura também acompanharam a apresentação da professora Luciana Santa Rita, coordenadora da especialização em Gestão Pública. A palestrante explicou que os cursos são promovidos pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “O objetivo do programa é formar e qualificar pessoal de nível superior, para exercerem atividades gerenciais. São cursos de qualidade, que têm a adesão da maior parte das Instituições de Ensino Superior do País. Aproveitem muito essa oportunidade”, ressaltou Santa Rita. Ela também mostrou como é a dinâmica do curso, que se realiza em ambiente virtual e tem um encontro presencial por mês na Ufal.

Mais vagas

O vice-coordenador da Cied, Fernando Pimentel, destacou que já foram aprovadas para o próximo ano mais 150 vagas para os cursos de especialização em Gestão e isso comprova confiança dos financiadores e qualidade do ensino ofertado. “Na Ufal, a educação a distância vai completar 15 anos, e nós temos certeza em dizer que nossos cursos nessa modalidade são de excelência”, destacou Pimentel, parabenizando os alunos pelo processo seletivo concorrido pelo qual passaram.

Luis Antônio, diretor da Feac, ressaltou que os presentes àquela aula inaugural são privilegiados nesse Estado, frente ao resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que apontou que Alagoas sustenta os piores índices em todos os níveis de ensino. “Vocês aqui são privilegiados e a maioria de servidor público deve se dedicar ainda mais para mudarmos esse conceito ruim que se faz dessa classe. Vocês têm responsabilidade social e devem mostrar que existe, sim, seriedade no serviço público brasileiro”, disse.

A professora Anamelea de Campos Pinto, coordenadora do Núcleo de Comunicação e Produção de Material Didático da Cied, também destacou na sua conferência a seriedade e exigência do curso, apesar de ser a distância. Explicou como funciona o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ressaltou o perfil que o estudante deve ter. “Os alunos de EAD têm que ter disciplina. Esta é a palavra-chave para aprender e ter sucesso com estudos a distância”, finalizou.