Edufal participa da Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Editora alagoana compõe estande coletivo da Associação Brasileira das Editoras Universitárias
- Atualizado em
Myllena Diniz – estudante de Jornalismo
Entre os dias 9 e 19 de agosto acontece a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Neste ano, o evento realizado na capital paulista contará com a participação da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), durante os dez dias de programação literária no pavilhão de Exposições do Anhembi. Para essa edição, foi escolhido o tema “Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas” e a previsão é que 800 mil pessoas visitem os estandes do evento, que estarão distribuídos em espaço de 60 mil m².
Em mais uma atividade de estímulo à leitura e ao conhecimento, a Edufal irá compor o estande coletivo montado pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). O espaço será responsável pela divulgação e pelo lançamento de importantes obras editadas pelas principais universidades brasileiras. Entre os destaques, estão a reimpressão da 3ª edição do livro O Bangüê nas Alagoas e a 2ª edição do livro População e açúcar no Nordeste do Brasil, em comemoração ao centenário do alagoano Manuel Diégues Júnior.
No estande da Abeu, os visitantes também podem conferir o lançamento da obra internacional Sociologia da ação pública, dos escritores franceses Pierre Lascoumes e Patrick Le Galès, traduzida pelo brasileiro George Sarmento. Com estilo e temática diferentes da tradução, a biografia O jornalismo literário de Fernando de Morais, da jornalista Teresa Ribeiro, é outro lançamento que promete encantar o público.
Atrações culturais
A bienal mais tradicional do Brasil reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do País. Ao todo, são 60 mil m² de atrações de estimulo à leitura para públicos de todas as idades. Para a criançada, foi criado o espaço Deu a Louca nos Livros, organizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), com a finalidade de estimular as crianças a inventarem histórias e a exercitarem seu potencial criativo.
Os jovens também terão espaço só para eles. Dirigido por Zeca Camargo, em parceria com Maria Tereza Arruda Campos, o # Você + Quem = ? busca envolver a juventude em discussões sobre literatura nacional e internacional de acordo com três aspectos: encontro entre leitor e autor, e entre leitor e leitor; paixão radical; e adolescências.
Outra atração da bienal paulistana é o Salão de Ideias, comandado pelo jornalista Paulo Markun, voltado para a apresentação da conexão entre os livros e os outros campos da cultura na atualidade. O Espaço do Professor, onde será discutida a formação do “professor-leitor”, e o Cozinhando com Palavras, área gourmet na qualchefs de cozinha autores de livros irão ministrar aulas interativas, são outras áreas de entretenimento previstas para os dez dias de evento.