Estudante universitária inicia atividades no Programa de Mobilidade do Mercosul

Marija Rubia Aranha cursa o segundo semestre de 2012 na Universidad Autónoma de Entre Ríos, na Argentina


- Atualizado em
Marija (a segunda da esquerda para a direita) participa de intercâmbio estudantil na Universidad Autónoma de Entre Ríos
Marija (a segunda da esquerda para a direita) participa de intercâmbio estudantil na Universidad Autónoma de Entre Ríos

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A fase piloto do Programa de Mobilidade do Mercosul (PMM) já começou para Marija Rubia Aranha, estudante do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas. No início de agosto, a aluna desembarcou na Argentina, para o intercâmbio de seis meses na Faculdade de Tecnologia da Educação da Universidad Autónoma de Entre Ríos (Uader).

Em seus primeiros dias na terra dos hermanos, a estudante alagoana tem o auxílio da tradutora Raquel Abud para o encaminhamento de atividades burocráticas e para a realização de tramitações prévias. Por meio de sua tutora, Marija Rubia também entrou em contato com seus colegas de curso, o que revela que a mobilidade acadêmica permite aos universitários ampla socialização, intercâmbio cultural enriquecedor e internacionalização de práticas educativas.

Além de Marija, a Ufal também incluiu o estudante Felipe Mota, do curso de Ciências Sociais, na fase piloto do PMM. Como o programa é uma parceria mútua, a instituição alagoana também recebe os estudantes Yoahana Ramirez, da Universidad Nacional de Itapúa, do Paraguai; Júan Arnaiz, da Universidad Nacional del Nordeste (UNN), da Argentina; e Bruno Vallejos, também da UNN.

O Programa de Mobilidade do Mercosul

Com o objetivo de promover intercâmbio de informação e de conhecimento entre as universidades dos países do Mercosul, o PMM permite a mobilidade acadêmica de estudantes de diferentes cursos. O programa tem o intuito de estimular o contato entre indivíduos de diversas culturas e de fortalecer o processo de aprendizagem dos universitários. O PMM também valoriza a inserção dos estudantes em atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, bem como o aprendizado dos idiomas oficiais dos países do Mercosul.

Na fase piloto, o programa é responsável pelo financiamento de 176 bolsas de estudo, distribuídas entre os países que compõem o Mercosul. Desse total, 57 bolsas são destinadas ao Brasil. As atividades iniciaram no início do segundo semestre de 2012 e terão duração de um semestre acadêmico.