Grupo de pesquisa realiza debates sobre países subdesenvolvidos

Ufal e Ufpe serão sedes do Seminário Internacional sobre Capitalismo Burocrático


- Atualizado em

Jhonathan Pino - jornalista

Entre os dias 24 e 28 de setembro, o Grupo de Investigação sobre o Subdesenvolvimento e o Atraso Social (GISAS) realiza o “IV Seminário Internacional sobre Capitalismo Burocrático na Explicação do Subdesenvolvimento e do Atraso Social: Brasil e Índia”, nas universidades federais de Pernambuco (UFPE) e de Alagoas (Ufal). O evento visa aprofundar o diálogo entre os diversos pesquisadores do campo das Ciências Sociais para a compreensão da realidade social de países de capitalismo atrasado.

Nos dias 24, 27 e 29 de setembro as atividades serão realizadas na UFPE, com a realização do minicurso sobre Capitalismo Burocrático e no dia 28, em conjunto com a Ufal, serão realizados a “Sessão de Comunicações dos estudos e pesquisas sobre a aplicação do conceito de capitalismo burocrático no Brasil”, além da Conferência Internacional “A economia semifeudal indiana e as atuais mudanças na vida da população camponesa”, com o professor Amit Bhattacharyya, do Departamento de História da Universidade do Calcutá (Índia).

As inscrições custam R$ 10,00 e ocorrem por meio da página eletrônica do Gisas. O grupo tem núcleos na Espanha, Brasil, Bolívia e pesquisadores em vários outros países. No Brasil, o Gisas é coordenado pela professora Nazira Correia Camely da Universidade Federal Fluminense (UFF). No nordeste, a coordenação é do professor José Nascimento de França, do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Ufal.