Ministério do Esporte libera 25 milhões para Complexo Esportivo da Ufal

Haverá também investimentos para projetos do curso de Educação Física e incentivo ao esporte na capital e no sertão Alagoano


- Atualizado em
Professores do Centro de Educação aprovam projetos no Ministério dos Esportes
Professores do Centro de Educação aprovam projetos no Ministério dos Esportes

Manuella Soares - jornalista

Parte do investimento do Ministério do Esporte para o Complexo Desportivo da Universidade Federal de Alagoas já foi liberado, por meio do convênio firmado em junho, para integrar a Ufal à Rede Cenesp - programa do Governo Federal em parceria com a Secretaria Nacional de Esporte e os comitês Olímpico e Paralímpico brasileiros. O montante de R$ 12,5 milhões será revertido em reformas do Parque Aquático e do Ginásio do Campus A.C. Simões, além da construção de pista de atletismo, quadra coberta e quadra de vôlei de praia.

O edital de licitação para execução desta primeira fase será publicado até o final do mês de agosto com previsão para início das obras até o final de 2012. A segunda parte dos recursos garante, para 2013, a construção de um Ginásio Poliesportivo no Campus do Sertão, para atender a demanda da cidade de Delmiro Gouveia e região circunvizinha. Ainda no ano que vem, o campus da capital vai ganhar uma piscina paralímpica, alojamentos e uma Arena Esportiva com capacidade para um público de seis mil pessoas.

De acordo com o pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson, o espaço será útil para as atividades acadêmicas e para eventos de grande porte, como é o caso dos Josgos Olímpicos de 2016 no Brasil.  “Queremos visar as Olimpíadas, disponibilizando as nossas instalações, já que terão dimensões oficiais. Esse projeto transforma a Ufal num grande centro de treinamento para capacitar não só os alunos da Universidade, mas também os estudantes das escolas públicas de Alagoas”, comentou.

Projetos da Ufal

Além dos incentivos para a parte estrutural, o Ministério do Esporte aprovou três dos cinco projetos do curso de Educação Física da Ufal, submetidos ao edital contemplado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Com o investimento serão comprados materiais que possibilitem a execução dos projetos, trazendo melhorias para o setor, dentro e fora do campus. Os professores envolvidos esperam apenas a liberação dos recursos para dar início ao trabalho.

Pela primeira vez na história da Ufal, os investimentos para o esporte chegam ao sertão do Estado de forma consistente, num projeto que valoriza, principalmente, a saúde dos participantes e incentiva a prática esportiva. “Esporte de Participação: um grande jogo no sertão de Alagoas”, da professora Leonéa Vitória Santiago, pretende ultrapassar os muros do campus de Delmiro Gouveia e utilizar espaços públicos para integrar a comunidade.

“Nós queremos motivar a comunidade de Delmiro Gouveia para a prática da atividade física. É uma grande oportunidade que a universidade vai oferecer para cerca de duas mil pessoas”, comentou. Sem restrição de idade, os professores e monitores da Ufal do Sertão vão orientar nas diversas atividades como ginástica, dança, lutas e jogos de tabuleiro.

Já o Campus A. C. Simões abre os portões para receber atletas amadores e profissionais em dois projetos: “Fábrica Coletiva de Talentos”, do professor Gustavo Gomes e “Natação: uma braçada para o futuro”, da professora Maria Elizabete de Andrade.

O primeiro, tem por objetivo a participação massiva da comunidade a fim de descobrir promessas para o esporte nas modalidades futsal, basquete, handball e vôlei de quadra e de areia. Enquanto que o trabalho desenvolvido no projeto da professora Elizabete vai intensificar os treinamentos dos atletas. “Pretendemos melhorar o nível técnico do atleta e aumentar o número de participantes nas competições”, disse. Outros dois projetos enviados por professores do Cedu/Ufal estão em fase de avaliação no Ministério do Esporte, com perspectiva de mais financiamentos.