Quinta Sinfônica em cena
Apresentação no Teatro Deodoro marca o início da temporada 2012
- Atualizado em
Renata Menezes, estudante de Jornalismo
Nesta quinta-feira, 16 de agosto, às 20h, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas se apresenta no Teatro Deodoro, marcando a nova temporada do Projeto Quinta Sinfônica. O repertório da apresentação contará com peças dos compositores Mozart e Bizet, sob a regência de Nilton Souza. Além desse concerto, parte do grupo irá realizar uma pré-apresentação na Igreja do Livramento, localizada no centro de Maceió, às 17h do dia 14 de agosto, terça-feira.
O Projeto Quintas Sinfônicas surgiu em 2011, idealizado pelos integrantes da orquestra da Ufal, com o objetivo de oferecer ao público um novo espaço para fruição de música erudita. Além disso, existe a intenção de estimular o consumo dessa música, com a consequente formação de um novo público para os concertos. As apresentações ocorrem sempre às quintas-feiras com um repertório variado que inclui compositores clássicos e famosos.
A Orquestra
Em 1981, professores do Departamento de Artes e músicos da comunidade se uniram para a criação da “Orquestra de Câmara” da Universidade. Até 1985, o grupo era composto por instrumentistas diversos e somente no ano seguinte, com o aumento no número de integrantes, foi possível começar a definição de naipes.
Nesses 31 anos de existência, muitos regentes de destaque passaram pela Orquestra. Dentre eles, estão Almir Medeiros e o maestro argentino Osvaldo Lupi, que esteve à frente do grupo até 1996, quando o holandês Nicolas Grosse Vale assumiu o cargo. O atual regente titular é o maestro Nilton Souza, que chegou ao posto em 2002.
As atividades da Orquestra sempre estiveram atreladas aos cursos de Música, visando à promoção da vida acadêmico-musical dos alunos e professores. Hoje, com o nome de “Orquestra Sinfônica”, o grupo desenvolve atividades com o objetivo de popularizar a música erudita no estado, estimulando a formação de um novo público consumidor.