Tese orientada por professor da Ufal é premiada em concurso nacional
Concurso da Sociedade Brasileira de Matemática Computacional premiou o trabalho do doutorando da Universidade Federal de Pernambuco
- Atualizado em
Manuella Soares - jornalista
O professor do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas, Alejandro Frery, orientou a tese de doutorado premiada no Concurso de Teses organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). O trabalho do aluno Abraão David Costa do Nascimento estudou a "Teoria Estatística da Informação para Dados de Radar de Abertura Sintética Univariados e Polarimétricos".
A tese foi defendida em fevereiro de 2012 pelo Programa de Pós-Graduação em Estatística da Universidade Federal de Pernambuco com a orientação dos professores Alejandro Frery e Renato José de Sobral Cintra.
Sobre o trabalho
A tecnologia de radar de abertura sintética polarimétrico (Polarimetric Synthetic Aperture Radar – PolSAR) vem sendo apontada como um indispensável ferramental para capturar e analisar informações aeroespaciais, em particular, da superfície da terra.
O objetivo da tese é a proposta de métodos inferenciais baseados em Teoria da Informação para dados polarimétricos. Assim, o trabalho de investigação foi dividido em duas áreas de estudo. Primeiramente, propor distâncias estocásticas bem como investigar seus comportamentos assintóticos para as diferentes distribuições voltadas a imagens PolSAR.
Em segundo lugar, realizar aplicações dos ferramentais derivados aos contextos de classificação, segmentação e detecção de bordas em tais imagens. Como resultado principal, as ferramentas derivadas são propostas como quatro novos detectores de bordas e comparadas a uma abordagem usual.
A performance dos testes é avaliada tendo como critérios de comparação seus poderes e os tamanhos estimados assim como outras medidas descritivas. O conteúdo completo da tese do professor Abraão Nascimento está disponível on line.
Sobre o orientador
O professor Alejandro Frery possui graduação em Ingeniería en Electrónica y Electricidad pela Universidad de Mendoza (1985), mestrado em Matemática Aplicada (Estatística) pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1990) e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1993).
De 2009 até julho de 2012 Frery declaro ter 37 produções bibliográficas publicadas, três produções técnicas e 13 orientações concluídas. O professor é líder no grupo de pesquisa GioconDa (Ufal) e pesquisador nos grupos “SensorNet” (Ufal) e “Idealize: Inteligência Computacional Aplicada” (Ufop).