Trabalho de extensão do Centro de Educação será apresentado em Recife

Relatos sobre as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos docentes serão contados em congresso pernambucano


- Atualizado em

Manuella Soares - jornalista

O Programa de Extensão do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas, iniciado em abril de 2012 por meio do edital Mec Sesu, já mostra os primeiros resultados com a aprovação de trabalho que será apresentado em evento acadêmico em Recife, de 20 a 22 de agosto.

Intitulado “Formação continuada docente: Foco nas dificuldades de aprendizagem no Ensino Superior”, a professora do curso de Pedagogia Jusciney Carvalho vai apresentar o pôster no VII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste, onde haverá ainda o Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/PE e o II Simpósio Gestão da Educação, Currículo e Inovação Pedagógica.

O trabalho conta o relato das primeiras experiências pedagógicas resultantes do programa criado com a pretensão de ampliar o debate entre os professores, considerando os dois níveis de ensino (médio e superior). Além disso, os bolsistas selecionados até abril de 2013 farão uma pesquisa com professores e estudantes das Licenciaturas em Pedagogia e Educação Física e, também, das escolas de ensino médio. A ideia da proposta é levantar as dificuldades para aprender e as possíveis estratégias pedagógicas adotadas pelos professores.

O evento

O objetivo do evento na capital pernambucana é refletir sobre as políticas educacionais e de gestão da educação na perspectiva da construção da qualidade do ensino, por meio do debate e da socialização de pesquisas científicas e experiências educacionais.

O congresso visa reunir pesquisadores, profissionais atuantes em instituições de ensino superior e educação básica, alunos de graduação, pós-graduação e a comunidade em geral para debater e trocar experiências no campo da gestão da educação.

Os debates em torno do tema central - Políticas, práticas e gestão da educação – terão como foco a formulação, execução e avaliação das políticas educacionais, o exercício da gestão escolar, as práticas pedagógicas inovadoras e a formação dos profissionais da educação, tendo como pano de fundo o Plano Nacional de Educação.