Trabalhos desenvolvidos no Hospital Universitário são destaques em congresso

Projetos são referentes à prática profissional e a integralidade das profissões no cuidado ao paciente


- Atualizado em
Um educador físico, uma nutricionista, uma assistente social e uma farmacêutica são os idealizadores do projeto
Um educador físico, uma nutricionista, uma assistente social e uma farmacêutica são os idealizadores do projeto

Prática profissional e integralidade no cuidado ao paciente. Esse é o princípio dos dez trabalhos desenvolvidos por estudantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso, que se destacaram no 3º Congresso Norte-Nordeste de Residência Multiprofissional em Saúde (Connerms), realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre os dias 24 e 28 de julho.

Dentre os projetos apresentados no Congresso, um dos destaques foi o “Sala de Espera”, implantado há quatro meses no Centro de Alta Complexidade Oncológica (Cacon), com a intenção de levar aos pacientes  dicas e informações de saúde enquanto estiverem aguardando atendimento.

A iniciativa, idealizada por quatro residentes do programa, é realizada sempre às quintas-feiras e já abordou temas como doação de sangue, combate ao tabagismo e higienização e, além disso, serve para   compreensão dos usuários do hospital sobre normas e procedimentos que devem ser tomados para melhor  atendimento dentro da instituição.

De acordo com os idealizadores do projeto, as discussões realizadas têm sido proveitosas, pois os pacientes vêm participando de forma ativa, seja tirando dúvidas sobre os assuntos que são abordados, quanto na troca de dicas com os residentes e os demais pacientes. Na última semana, por sua vez, foi realizado um debate sobre alimentação que pontuou dez passos para uma vida mais saudável, repassando aos pacientes uma reflexão sobre a reeducação alimentar.

Sobre o Congresso

Com o tema “Semeando Ideias e Colhendo Transformações”, a 3ª edição do Congresso Norte-Nordeste de Residência Multiprofissional em Saúde (Connerms) levantou várias discussões acerca das potencialidades da residência como espaço de formação dos trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS) e de militantes da Reforma Sanitária em âmbito nacional.

Por isso, atento à subjetividade dos usuários e ao desafio de fomentar uma atenção à uma saúde de qualidade, o encontro reuniu residentes, preceptores, coordenadores e demais interessados a fim de fortalecer a luta política frente à necessidade de se vislumbrar novos rumos para os programas de residência em saúde.

Vale ressaltar que além do “Projeto Sala de Espera”, a intervenção realizada com os acompanhantes dos pacientes na Clínica Neurocirúrgica e a atuação dos residentes no Grupo de Reumatologia foram outros destaques do HUPAA no Connerms, que terá sua próxima edição realizada em Alagoas, sob organização dos residentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).