Ufal é parceira de evento sobre Energia da Biomassa

Professores da Universidade Federal de Alagoas fazem parte do Comitê Científico e Técnico Internacional da edição 2012


- Atualizado em
Professora Vera Dubeux numa reunião em Paris é convidada a palestrar em evento
Professora Vera Dubeux numa reunião em Paris é convidada a palestrar em evento

Manuella Soares - jornalista

O Seminário Internacional EnerBiomassa'12 será realizado de 21 a 23 de novembro, em Maceió, numa parceria com a Universidade Federal de Alagoas, que tem representação de professores no Comitê Científico e Técnico Internacional do evento. A chamada para apresentação de trabalhos (em português e em inglês) está aberta até 1º de setembro, on line, pelo e-mail “enerbiomassa12@seplande.al.gov.br”.

O objetivo do seminário realizado pela Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas, é fazer um levantamento sobre as atuais tecnologias e as perspectivas de uso da biomassa para produção de energia. A programação está montada em torno de três temas centrais: os biorrecursos; os processos de transformação (centrais e bioenergia) e os problemas e perspectivas econômicas. O seminário vai abordar a situação no Brasil, bem como as perspectivas de desenvolvimento no mundo, com participação de especialistas de quatro continentes (América, Europa, Ásia e África).

Em destaque na programação está a conferência do professor Daniel Thomas (Universidade de Tecnologia de Compiège, França), pioneiro em biotecnologia e especialista mundial no domínio das bioenergias. A Ufal está representada no Comitê pelo professores Vera Dubeux, Simoni Meneghetti e Laurício Endres. Para mais informações sobre o EnerBiomassa'12, a secretaria do evento está situada à Avenida da paz, 1108, Jaraguá, telefone (82)3315-2531, ou pelo site da Seplande.

Energia da Biomassa

Biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, (vegetal, animal, microrganismos). A utilização da energia da Biomassa é considerada estratégica para o futuro, pois é uma fonte renovável de energia. Diversas usinas de açúcar e destilarias estão produzindo metano a partir da vinhaça. O gás resultante é utilizado como combustível para o funcionamento de motores estacionários das usinas e de seus caminhões e, o bagaço como combustível.

Prévia do evento

A professora da Ufal Vera Dubeux Tores (Ridesa/Ceca) participou de uma reunião, no mês de julho, na Associação Francesa de Cana-de-açúcar, em Paris, para participar dos preparativos do Enerbiomassa'12 e confirmar o convite para outro evento: o Congresso Sucroalcooleiro, que será realizado de 10 a 19 de setembro, na França.

A palestra de abertura do “Congrès Sucrier 2012” será ministrada pela professora do Centro de Ciências Agrárias, que, na oportunidade, vai falar sobre o desenvolvimento do setor sucroenergético no Brasil. Para quem se interessar sobre a programação do evento, pode acessar o site www.cs12.re.