Alunos de Engenharia de Petróleo são aprovados em programa de pesquisa

Curso comemora aprovação de doze alunos no Programa Jovens Talentos para a Ciência


- Atualizado em

Raíssa Lyra - jornalista

O curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Alagoas comemora uma nova conquista. Doze de seus alunos foram recentemente aprovados no Programa Jovens Talentos para a Ciência, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “É um grande sucesso, tendo em vista que ao todo foram aprovados 66 estudantes. Deste total, 32, são das engenharias”, destacou Débora Assis, coordenadora do curso.

Débora também se orgulha dos 12 aprovados da Engenharia do Petróleo e ressalta que o programa é direcionado para os estudantes ingressantes na universidade. Dos vinte alunos do período 2012.1, considerando que todos eles tenham se submetido à prova específica elaborada pela Capes e pelo CNPq, 60% foram aprovados. “Isso mostra o potencial intelectual e o interesse dos discentes em se engajar no curso”, disse ela.

Sobre o programa

O programa Jovens Talentos para a Ciência da Capes promove o incentivo de estudantes de todas as áreas do conhecimento à iniciação científica, visando à inserção precoce de estudantes de graduação no meio científico. O objetivo é estimular o interesse e dedicação deles à vida acadêmica e à prática científica e tecnológica em atividades a serem discutidas com cada uma das instituições.

O programa é voltado a estudantes recém-ingressos em universidades e institutos federais de educação que são inscritos pela própria instituição de ensino superior. Feito isso, os alunos passam por uma seleção por instituição por meio da realização de uma prova de conhecimentos gerais. Os estudantes aprovados são contemplados com bolsa de 400 reais, durante 12 meses, podendo ainda a nota da avaliação ser utilizada para futuras classificações no programa Ciência sem Fronteiras.