Candidatos à Prefeitura de Maceió participam de debate no campus

DCE organiza evento aberto à comunidade acadêmica com apoio da Adufal e do Sintufal


- Atualizado em
Candidatos presentes ao debate na Tenda Cultural
Candidatos presentes ao debate na Tenda Cultural

Bruno Cavalcante – estudante de Jornalismo

Os candidatos à Prefeitura de Maceió tiveram espaço para mostrar suas propostas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O debate ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), na Tenda Cultural, no Campus A. C. Simões. Aberto a alunos e professores, o evento foi organizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) e pelo grupo de extensão de combate a crimes eleitorais do curso de Direito.

Pouco mais de uma semana para o dia das eleições, a coordenadora geral do DCE, Mona Spinassé, acredita que esta comunicação entre candidatos e comunidade acadêmica cumpre um papel democrático dentro da Ufal. “É importante trazer os problemas da sociedade nesta ocasião, para termos a chance de discuti-los com o nosso futuro representante”, disse.  Para Anderson Rafael da Silva, aluno do 7° período de Arquitetura, o debate é uma forma de incentivar a participação política dos estudantes.

Na oportunidade, compareceram os candidatos Galba Novaes (PRB), Nadja Baía (PPS), Alexandre Fleming (PSOL), Sérgio Cabral (PPL) e Rosinha da Adefal (PT do B).  Ronaldo Lessa (PDT), Rui Palmeira (PSDB) e Jeferson Morais (DEM) não estiveram presentes. Com duas horas e meia de duração, o debate foi dividido em cinco blocos: apresentação, perguntas entre os candidatos, perguntas do DCE, da plateia e as considerações finais.

Conscientização do eleitorado

O grupo de extensão de combate a crimes eleitorais, coordenado pelo professor Tácito Yuri, está em atividades desde 2010 realizando palestras em escolas de Maceió. Os integrantes atuam para conscientizar o eleitorado e recebe denúncias de delitos durante o processo eleitoral.

A acadêmica Jéssica Andrade Modesto explicou que, nesta segunda edição do programa, o objetivo não é apenas conscientizar jovens e adultos da capital, mas também se expandir aos interiores do Estado.

Já de acordo com Henrique Macedo, o grupo de extensão participou no suporte do evento realizado hoje. “Além das medidas educativas realizadas nas escolas, nós também atuamos diretamente na efetivação deste debate por acreditarmos na importância dele para a universidade”, finalizou.