Conferência de professor indiano marca abertura de seminário internacional

Em sua quarta edição, o seminário visa aprofundar o diálogo entre os diversos pesquisadores do campo das ciências sociais


- Atualizado em
Amit Bhattcharyya conferencista do evento
Amit Bhattcharyya conferencista do evento

Diana Monteiro – jornalista

O fortalecimento, evolução, conquistas e realidade atual do movimento camponês na Índia foram destacados nesta sexta-feira, 29, pelo professor  Amit Bhattacharyya, do Departamento de História da Universidade de Calcutá,, no auditório da Reitoria, durante conferência  que tratou sobre “A economia semifeudal e as atuais mudanças na vida da população camponesa de regiões daquele país”.

A palestra do professor indiano marcou a abertura do IV Seminário internacional sobre capitalismo burocrático na explicação do subdesenvolvimento e do atraso social: Brasil e Índia”, promovido  pelo Grupo de Pesquisa, Cultura, Identidades e Movimentos Sociais (GPICMS), da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas.

O evento, coordenado pelo professor José Nascimento de França, apresentou diversos trabalhos na área de ciências sociais realizados por pesquisadores da Ufal e de outras instituições de ensino do país. Contou também coma  participação de representantes da Liga dos Camponeses de Alagoas, que na oportunidade fez  a exposição de produtos agrícolas.

Em sua quarta edição, o seminário visa aprofundar o diálogo entre os diversos pesquisadores do campo das ciências sociais para a compreensão da realidade social de países de capitalismo atrasado, também conhecidos como países de capitalismo burocrático. Dados do Censo Agrário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009, revelam o aumento da concentração de terra e de renda no Brasil. O país também é, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o terceiro  do mundo em concentração de renda.

O professor Amit Bhattacharyya está no Brasil participando durante três dias de um evento na mesma área, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e foi convidado para fazer a palestra de abertura, pelos organizadores do seminário na Ufal.  Durante palestra em inglês, mas com tradução simultânea, Amit enfocou que o lema “Terra para quem precisa” deflagrado pelo campesinato indiano, obteve conquistas importantes para aquela sociedade e impôs um novo modo de vida.

“A luta do movimento camponês e as consequentes mudanças naturais impulsionaram mudanças básicas na sociedade de regiões da Índia. Mudanças em sistemas importantes, como o da saúde, alimentação, habitação e também nas relações maritais e proporcionou a expansão do plantio, resultando no crescimento da produção, ocasionando um maior poder de compra por parte da população aumentando o padrão de vida das pessoas”, frisou Amit Bhattacharyya.

A palestra do professor indiano e os trabalhos dos pesquisadores estão disponibilizados no blog http://ivseminariocb.webnode.com.