Educação a Distância planeja ações para 2013 em Brasília
Enfoque principal de reuniões na Capes e no MEC foi ampliação de ofertas da EAD
- Atualizado em
Mauricélia Ramos - jornalista
O coordenador-geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas, Luís Paulo Mercado, o coordenador-adjunto Fernando Pimentel e o coordenador de Projetos e Fomentos, Ibsen Bittencourt, estiveram em Brasília, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Ministério da Educação (MEC), para articulações e definições da EAD em 2013.
Na manhã do dia 27 de agosto, a reunião foi com o gerente de Bolsas da Capes, Bruno Teles, e a equipe da Cied pôde obter novas informações sobre o processo de fomento dos cursos e as bolsas dos integrantes do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Também houve encontro com o diretor da Diretoria de Educação a Distância (DED), João Carlos Teatini , e foram analisadas as possibilidades de crescimento das ações por meio da EAD. "Essa agenda cumprida na Capes permitiu ampliar as articulações de oferta de cursos existentes e novos, e polos da EAD no âmbito da Ufal e Estado de Alagoas, além da ampliação do espaço físico das instalações da Cied", disse Luis Paulo Mercado.
Em outra reunião com a presença do secretário de Educação do Município de Maceió, José Mário Carneiro, e a coordenadora do Polo Maceió, Elielba Pinto, a Cied apresentou ao coordenador de Infraestrutura de Polos e Núcleos da DED/Capes, Jean Marc Georges Mutzing, encaminhamentos sobre os polos atuais, e também foram revistas articulações e proposições de novos polos. " Fortalecemos a parceria com o município de Maceió, por meio da Semed, com o compromisso assumido de ampliar as ações da EAD, envolvendo formação de professores e manutenção do Pólo Maceió, sob responsabilidade dos gestores da capital", complementou o coordenador-geral da Cied.
Pós-graduação
Com membros da Diretoria de Política de educação do Campo Indígena e para as Relações Étnico Raciais e da Diretoria de Política de Educação de Direitos Humanos e Cidadania, a Cied acompanhou a tramitação da nova oferta e da proposição de mais vagas para cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação lato sensu com esse enfoque.
"Com essas ações, estamos trabalhando com a equipe da Cied para ampliação da educação a distância na Ufal em 2013, incentivando a oferta em unidades acadêmicas ainda não contempladas nesta modalidade, em cursos de graduação, pós-graduação e extensão atendendo também aos polos do interior do Estado", disse Luis Paulo Mercado.
A equipe também esteve na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e em outros setores do MEC, acompanhando processos da Ufal .