Emoção marca aula inaugural do mestrado em Ciências Farmacêuticas

Reitor Eurico Lôbo parabeniza a iniciativa e destaca importância do curso para a instituição


- Atualizado em
Alunos acompanham palestra da professora Marta Fonteles, da Universidade Federal do Ceará
Alunos acompanham palestra da professora Marta Fonteles, da Universidade Federal do Ceará

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

“Eu queria poder oferecer mais a esses profissionais que sempre pedem apoio para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos, pois para a gestão isso é muito gratificante. Esse é um grupo em que eu, pessoalmente, acredito”. Com essas palavras, o reitor Eurico Lôbo demonstrou sua felicidade em participar do lançamento da primeira turma do curso de Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na manhã da quinta-feira (13).

Ainda segundo Eurico, o curso de Farmácia é composto por pessoas que sempre tiveram compromisso e profissionalismo, o que causou o crescimento do curso em velocidade avançada. “Eu não poderia deixar de testemunhar a alegria dos presentes, a emoção do nascer desse programa, que não se fez do dia para a noite. A gestão vai fazer de tudo para consolidar esse programa”, declarou o reitor.

A professora Simone Meneghetti, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, também esteve  presente e deu as boas-vindas aos alunos, parabenizando a todos os envolvidos nessa iniciativa. “Fico feliz em ver o engajamento desse grupo e aviso que a Propep estará sempre à disposição do curso", reforçou Simone.

A vice-reitora Rachel Rocha incentivou os alunos da primeira turma e enfatizou o esforço do grupo que compreende a consolidação da vida acadêmica pela pesquisa. “Isso reforça a proposta de salto qualitativo que a Ufal deseja e vai consolidar nessa gestão”, ressaltou.

Realizada no auditório do antigo Csau, no Campus A. C. Simões, em Maceió, a aula contou ainda com a participação de professores e alunos da graduação, do coordenador de pós-graduação, Irinaldo Diniz, de pró-reitores de Graduação e de Extensão, além da coordenadora do curso, Eurica Nogueira, do vice-coordenador, João Xavier, e da professora Marta Fonteles, da Universidade Federal do Ceará, que ministrou palestra sobre “A Pós-Graduação na área de Farmácia: Avanços e Desafios”.

Participação de estudantes

Antônio José é um dos nove alunos integrantes da primeira turma do Mestrado em Ciências Farmacêuticas  e comentou sobre a importância da criação do curso na instituição. “É fundamental para aqueles que desejam iniciar uma jornada acadêmica. Além disso, com a criação dos novos laboratórios, os professores podem passar para os alunos, não só a base teórica, mas a prática também”, disse o estudante.

Além dos alunos da turma, outros estudantes também se fizeram presentes na aula inaugural. Uma delas é a graduanda Marta Rodrigues, que disse achar a iniciativa de grande valia para o profissional farmacêutico, além de fazer com que a Ufal torne-se referência no assunto. “É um grande passo para a sociedade, visto que a instituição acaba abrindo oportunidade para os alunos da terra, que não precisam mais tentar o mestrado em outros estados do país”, conclui a aluna.

O mestrado

Aprovado durante a 134ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC/Capes), o Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Ufal tem como objetivo desenvolver conhecimento de alto nível na área farmacêutica e, nas palavras da professora Eurica Nogueira, coordenadora do programa, formar recursos humanos qualificados, a fim de estimular o desenvolvimento de pesquisas científicas.

Durante a cerimônia inaugural, Eurica se mostrou orgulhosa e emocionada com o momento e aproveitou também para parabenizar os alunos e professores do curso. “Hoje é um dia muito especial, pois estamos realizando um sonho, desejado por todos do curso de Farmácia. Vamos lutar para colocar o curso como um centro de referência no Brasil, já que essa é a única pós em Ciências Farmacêuticas do Estado”.

Desenvolvendo o tripé fundamental para a universidade – ensino, pesquisa e extensão – o curso contribui ainda para o crescimento científico e tecnológico no âmbito regional, nacional e internacional, proporcionando aos estudantes a possibilidade de desenvolver trabalhos abrangendo, principalmente, as áreas de produção, controle, uso e avaliação biológica de substâncias bioativas e medicamentos. Clique aqui para saber mais informações. Ou ainda, envie um e-mail para ppgcfufal@gmail.com.