Estudantes prestigiam palestra sobre assessoria de comunicação
Iniciativa é da professora Andréa Moreira com a turma do 7º período de Comunicação Social
- Atualizado em
Deriky Pereira – estudante de Jornalismo
Reciprocidade, importância e futuro foram algumas das palavras compartilhadas pelos alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que acompanharam, na tarde da última quinta-feira, 27, a palestra de Milton Pradines, gerente de marketing e relações internacionais da Braskem. O encontro, organizado pela professora Andréa Moreira, com a participação da turma do 7º período, diurno, do curso de Comunicação Social (COS), promete ser o primeiro de uma série de palestras a serem realizadas no decorrer do semestre por meio da disciplina Assessoria da Comunicação.
Ao falar sobre o rumo da comunicação nos dias atuais, Milton Pradines expôs como deve ser o desempenho de um bom profissional na área de assessoria. “Um encontro como esse é importante para o aprendizado e essa aproximação é fundamental. Os profissionais da comunicação devem sempre ter um olhar mais aberto”, explicou Pradines.
O jornalista reforçou para os ouvintes o cuidado que eles devem ter ao lidar com a marca das empresas em que estiverem trabalhando, citando como exemplo o incidente ocorrido na Braskem no final de 2011. “Se a comunicação for toda baseada na 'marca', hoje ela pode estar bem e amanhã pode não estar. Trabalhar a marca é importante, mas sem esquecer de lidar com a identidade, reputação e imagem”, complementou.
Milton aproveitou para ressaltar que a troca de experiências durante a realização de um encontro assim é fundamental para o aprendizado dos alunos. “A gente tem o contato com essa juventude, que está na academia, e consegue mostrar a realidade do trabalho da empresa para eles estabelecendo um diálogo muito bom”.
O surgimento da iniciativa
De acordo com David Lucena, um dos alunos da turma, a iniciativa partiu do desejo dos alunos em poder conhecer mais sobre como se dá a prática de uma assessoria. “Desde o início do semestre, a professora sugeriu que trouxéssemos pessoas do mercado de trabalho para dentro do ambiente acadêmico e que nós saíssemos daqui para ter contato com esse mercado. A visita do Milton Pradines é parte desse projeto e a intenção é seguir com mais palestras até o final do semestre”, explicou.
A professora Andréa Moreira complementa a fala do estudante ao dizer que a realização dessa iniciativa é de grande importância para o curso e para os alunos. “Eu aprendi que a reciprocidade é importante e iniciativas como essa despertam justamente a sociedade para este valor. O nosso papel como educadores é também construir pontes entre a academia e o ambiente em que ela se insere. Assim poderemos oferecer aos nossos alunos a possibilidade de aprenderem em relação com o mundo ao redor, garantindo um melhor aprendizado em comunicação”, reforçou Andréa.
Ainda durante o evento e como parte do conteúdo da disciplina, os alunos foram divididos em nove equipes e realizaram uma espécie de coletiva de imprensa. “Cada equipe formulou uma pergunta de acordo com o conteúdo da palestra. Assim, a gente pôde praticar a organização de uma entrevista, que é parte de uma assessoria de comunicação e nós, também, como entrevistadores. Isso é muito importante, já que aproxima os dois polos da informação”, resumiu David Lucena.
A opinião dos participantes
A assessora do Museu Théo Brandão, Jacqueline Batista, esteve presente na palestra e ressaltou a importância de mostrar para os estudantes como funciona o mercado de trabalho. “A união dessa teoria que eles têm aqui na universidade, com essa prática para os alunos, traz um olhar de como funciona o atual mercado de trabalho de assessoria, vindo de quem vivencia isso diariamente”, comentou Jacqueline.
Nas palavras da estudante Mayara Wasty, do 6º período de Jornalismo, conhecer o funcionamento de uma assessoria é muito importante, principalmente para aqueles que não têm a oportunidade de vivenciar a prática diária em estágio.
Já na opinião de Pollyana Chicuta, do 7º período de Relações Públicas, eventos assim afirmam a importância de profissionais da comunicação no meio empresarial. “A iniciativa proporciona aos futuros profissionais a possibilidade de se preparar para o mercado de trabalho, ouvindo profissionais experientes e trocando experiências e expectativas”, relatou a estudante.