Gibis integram projeto de orientação sobre sexualidade para jovens
Histórias em quadrinhos apresentam Educação em Sexualidade para estudantes do interior de Alagoas
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista
A elaboração de uma série de histórias em quadrinhos direcionadas a jovens de 12 a 16 anos de escolas públicas do interior do Estado enfocando a temática educação em sexualidade é a proposta apresentada pelos integrantes do projeto Educação e Saúde, coordenado pela professora Ruth França Cizino da Trindade, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Universidade Federal de Alagoas. O projeto é destinado a professores da disciplina Ciências, teve início em 2011 em Traipú e neste sábado, dia 29, as ações terão continuidade nos municípios de Palmeiras dos Índios e Penedo.
Considerada como ferramenta pedagógica inovadora para o processo de ensino e aprendizado na área de Educação em Sexualidade, a criação de histórias em quadrinhos como objeto de tecnologia com foco nessa temática, foi apresentada recentemente em Salvador, no 1º Encontro Nordeste de Comunicação e Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
“Os estudantes já estão familiarizados com os quadrinhos e para transmitir o conteúdo pensado de maneira mais lúdica e acessível tivemos a ideia dos gibis que foi inclusive muito bem aceita”, frisou a coordenadora. Os gibis consistem numa das atividades do projeto Educação e Saúde, e a Universidade Federal se destacou no evento regional, por ser a única instituição a enviar um projeto com essa vertente.
O projeto Educação e Saúde integra o Programa Novos Talentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), composto de dois treinamentos com 80 horas presenciais e 40 não presenciais. Tem como público - alvo professoras de escolas públicas onde se registra baixo Índice de Desenvolvimento de Educação Básica(Ideb).
Os gibis são compostos por quatro volumes e enfoca os seguintes temas e títulos: “Puberdade: Algo acontece comigo”; “Fecundação: Meu corpo pode gerar uma vida?”; “Iniciação Sexual: Já estou pronto para iniciar minha vida sexual?”; e “Métodos Contraceptivos: Sou jovem e ainda não quero gerar uma vida!”.
“Os gibis já estão prontos para publicação e encaminharemos à Editora da Universidade Federal de Alagoas, para avaliação e distribuição e assim consiga atingir um número maior de adolescentes. Os gibis ainda serão disponibilizados on-line para que se obtenha um alcance maior de divulgação”, informou a professora.
A equipe do projeto Educação e Saúde, sob a coordenação da professora Ruth Trindade, é composta por Andreia Silva Ferreira, Lorena Sampaio Almeida (graduandas em enfermagem) e as mestrandas Clesiane Monise Vital de França e Caroline Brito Feliciano., além do professor Carlos Arthur de Almeida, do curso de Farmácia.
Novos Talentos
O projeto Educação e Saúde do Programa Novos Talentos envolve a Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) e conta com a participação, em outras atividades, da Faculdade de Nutrição (Fanut) e da Faculdade de Medicina (Famed).
A Ufal também foi contemplada pelo programa federal nas áreas de Matemática, Química e Educação, sob a coordenação e promoção de ações de suas respectivas unidades de ensino. O encontro dos participantes de todas as áreas do Programa dos Novos Talentos será em Maceió, no mês de dezembro, durante a realização de seminário.