Maternidade do HU funciona normalmente no final de semana
Entre as 86 gestantes atendidas, 38 passaram por procedimentos e foram admitidas
- Atualizado em
Ascom HU
A Maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) funcionou em sua plenitude durante todo o final de semana, recebendo ocorrências tanto de Maceió quanto de municípios do interior do Estado. Desde a manhã da último 31 de agosto até o início desta segunda-feira, 2, foram realizados 86 atendimentos, entre partos normais, cesarianas, curetagens e laparotomia.
De acordo com a coordenadora da Maternidade do HUPAA, Lúcia de Fátima Amorim, que esteve de plantão neste final de semana, de todas as ocorrências recebidas pelo Setor de Triagem, onde as gestantes são atendidas inicialmente, foram registrados 15 partos normais, 9 cesarianas, 3 curetagens e uma laparotomia. Entre as 86 gestantes atendidas, 38 passaram por procedimentos e foram admitidas.
“Estivemos funcionando normalmente neste final de semana, assim como sempre estivemos. Em momento nenhum o atendimento foi interrompido”, afirma a coordenadora da Maternidade, que completa rechaçando a declaração feita pela diretora da casa maternal Santa Mônica, Rita de Cássia, em entrevista ao jornal Gazeta de Alagoas desta terça-feira, dia 3.
Segundo afirma a gestora à publicação, neste final de semana “todas as maternidades estavam fechadas, inclusive a do Hospital Universitário, que não poderia fechar as portas”, fato que teria gerado o caos registrado na unidade.
“Dos 86 atendimentos que foram feitos na nossa maternidade, registramos encaminhamentos da própria Santa Mônica, além de gestantes provenientes de municípios como Rio Largo e Joaquim Gomes”, ressalta Lúcia de Fátia Amorim.
A médica lembra que, para evitar registro de superlotação de leitos em maternidades para casos de alto risco, é necessário que as gestantes em trabalho de parto e que sejam de baixo risco procurem unidades de saúde que atendam principalmente estes casos.