Médico Veterinário: atuação forte em Alagoas
Professor Pierre Escodro destaca as áreas de atuação do profissional e fala sobre o exercício da profissão em Alagoas
- Atualizado em
Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo
Uma área dedicada ao estudo, prevenção e tratamento das doenças dos animais. A medicina veterinária é uma profissão de ampla atuação, em que o profissional pode desempenhar diversas funções, tais como prevenção, controle e erradicação de agravos à saúde animal e zoonoses, além de pesquisas realizadas em diversos campos da saúde (seja humana ou veterinária).
O que muitas pessoas podem ainda não saber é que o médico veterinário é o principal protagonista no controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano, ou ainda, na inspeção higiênica, sanitária e tecnológica de produtos de origem animal, tais como carnes, leite, pescado, ovos, mel e seus derivados, além do controle físico-químico e microbiológico desses produtos.
É sobre isso que o professor Pierre Escodro, coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nos explica, ao ressaltar algumas das áreas em que o profissional pode atuar. “Essas são áreas básicas de atuação do médico veterinário, mas veja só a amplitude e importância da profissão para a condução e evolução da humanidade no planeta”, complementa Pierre.
O exercício e a paixão pela profissão
De acordo com o professor, em Alagoas existem apenas dois cursos na área de Medicina Veterinária e, mesmo com apenas uma turma formada, o curso da Ufal, ministrado na Unidade de Viçosa, desenvolve trabalhos a fim de buscar o justo reconhecimento da profissão no Estado.
“Discentes, docentes e técnicos, extremamente dedicados, levam o nome da Medicina Veterinária da Ufal para além das divisas de Alagoas, por meio de projetos de extensão de relevância nacional, além de trabalhos científicos que são publicados em eventos nacionais e internacionais”, orgulha-se o professor.
Sobre o exercício da profissão no Estado, Pierre conta que ainda não é o ideal, mas revela que o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV/AL) vem trabalhando para uma melhor elucidação do papel do profissional na sociedade. “E conta com total apoio da Ufal”, completa.
Em meio a um assunto e outro, o professor declara-se um apaixonado pela profissão que sonhava ser desde criança. “Eu sou um apaixonado pela Medicina Veterinária. E isso vem desde criança, pois eu sempre quis ser o que sou. E se pudesse, faria tudo de novo”, finaliza Pierre.
Domingo comemorativo
No último domingo, 9, comemorou-se o dia do médico veterinário e a data, por sua vez, não passou em branco. Palestras, minicursos, ações sociais e homenagens aos profissionais da área foram realizadas no Espaço de Lazer da Ponta Verde durante todo o dia.
“Creio que a comemoração serve para homenagear essa profissão de abrangência enorme, que, além de cuidar dos animais, tem papel fundamental na sobrevivência da espécie humana”, destaca o professor.
Dentre as diversas atrações comemorativas, Pierre ministrou uma palestra que teve como tema “Cavalos carroceiros na cidade: do bem estar animal à sustentabilidade social”, principal foco de seu grupo de pesquisa e de seu projeto de extensão, o Carroceiro Vet Legal.
Segundo Pierre, o projeto desenvolve atividades na capital e no interior, a fim de conscientizar, treinar e atender ao público que sobrevive ao equídeo da carroça. “Criando subsídios para um diálogo mais ético e responsável em relação às condições dos animais de tração e das pessoas que sobrevivem dessa atividade em diversas cidades no país”, frisou o professor.