Prorrogadas inscrições para o Prêmio Jovem Cientista

Estudantes têm até o dia 21 de setembro para enviar seus trabalhos


- Atualizado em

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

Pesquisadores, universitários e estudantes do ensino médio de todo o país, agora, têm mais uma oportunidade de se inscrever na 26ª edição do Prêmio Jovem Cientista. O CNPq informa que as inscrições foram prorrogadas até o dia 21 de setembro e ressalta que aos estudantes do ensino médio, também está disponível a opção de enviar as pesquisas pelos Correios.

Neste ano, o tema do concurso é “Inovação Tecnológica nos Esportes” e  irá destinar uma premiação num total de R$ 600 mil – dentre bolsas de iniciação científica, Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado Júnior, além de visitas técnicas a um dos laboratórios e a uma das unidades fabris da empresa GE e uma participação na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no ano de 2013.

Nas palavras de Glaucius Oliveira, presidente do CNPq, ao premiar um pesquisador, a sociedade que se beneficia dos resultados das pesquisas busca manifestar o reconhecimento e estimular o premiado e todo o sistema anônimo que se alimenta de novos desafios à criatividade, obstinação e competência, visto que, desta forma, a pesquisa gera o conhecimento cuja aplicação pode se reverter em benefício para a sociedade.

Saiba mais sobre o prêmio

O Prêmio Jovem Cientista teve sua primeira edição realizada em 1981 e surgiu com a intenção de estimular a pesquisa, revelar talentos e investir nos estudantes e jovens pesquisadores que busquem alternativas para os problemas nacionais que demandem solução de ciência e tecnologia.

Uma iniciativa do CNPq em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE, o prêmio Jovem Cientista premia quatro categorias: Graduado, Estudante do Ensino Superior, do Ensino Médio e Mérito Institucional.

Vale reforçar que existe ainda uma Menção Honrosa para um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema do projeto. Confira mais informações clicando no link.