Ufal receberá 800 mil reais do Governo Federal para projetos de extensão
Pró-reitor de Extensão comemora o crescimento das ações da universidade voltadas para as comunidades
- Atualizado em
Lenilda Luna - jornalista
Do tripé de sustentação das universidades, Ensino e Pesquisa sempre tiveram mais destaque e visibilidade e, por isso, acabam recebendo mais recursos, alcançando maior repercussão na comunidade acadêmica e científica. Mas nos últimos anos, com a publicação do Edital do Programa de Extensão Universitária (Proex/MEC/Sesu), a relação com as comunidades ganhou mais incentivos e o número de projetos cresceu. É o caso da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que teve 11 projetos aprovados e vai receber quase 800 mil reais.
Este ano, das 2.600 propostas apresentadas, 781 foram aprovadas, e representam 57 universidades federais, 24 institutos federais, 30 instituições estaduais e três municipais. Essas instituições vão receber, no início de 2013, mais de R$ 80 milhões para projetos com foco nas diferentes políticas atuais de inclusão social. Entre os temas abordados nas propostas estão combate à fome, erradicação do trabalho infantil, combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, geração de trabalho e renda em economia solidária, violência urbana e direitos humanos.
No caso da Ufal, a partir de 2013, entre as ações de extensão que serão executadas nos 11 projetos aprovados estão a formação de incubadora de empreendimentos em Penedo; alternativas para a inserção produtiva de mulheres no mercado gastronômico da foz do rio São Francisco; fortalecimento da agricultura familiar em assentamentos; ações interdisciplinares em saúde; horto matriz de plantas aromáticas e medicinais e capacitação de profissionais para o enfrentamento do crack e outras drogas.
As ações de extensão da Ufal buscam atender várias demandas das comunidades que se relacionam com os campi da capital e do interior. "É a interlocução da universidade com a sociedade, principalmente com aqueles que mais precisam do apoio e dos conhecimentos produzidos na academia, para que possam se desenvolver e alcançar uma melhor qualidade de vida. Este também é um papel fundamental da universidade, além da pesquisa e do ensino", destacou Eduardo Lyra, pró-reitor de Extensão.
O detalhamento dos projetos de extensão da Ufal podem ser consultados no anexo. Já o resultado final do edital 2013 pode ser consultado aqui.