Ufal vai receber mais de um milhão de reais da Capes para a pós-graduação

Projetos apresentados no edital pró-equipamentos foram aprovados na integra este ano


- Atualizado em
Pró-reitora e pesquisadores acertam os detalhes dos projetos
Pró-reitora e pesquisadores acertam os detalhes dos projetos

Lenilda Luna - jornalista

Nesta quarta-feira, 26, os coordenadores dos oito projetos aprovados no edital pró-equipamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) se reuniram com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Simoni Meneghetti, e com  Pedro Valentim, coordenador de Pesquisa. O objetivo foi orientar sobre os últimos detalhes para a transferência dos recursos, que devem estar na conta da Universidade Federal de Alagoas até o final do mês.

Ao todo, são R$ 1.280.000,00 distribuídos para oito projetos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, Enfermagem e Farmácia, Física, Química e Engenharia Civil. Os recursos são aplicados na infraestrutura dos programas de Pesquisa e Pós-graduação, como a compra de equipamentos específicos para os laboratórios ou outros investimentos para a melhor atuação dos grupos de pesquisa.

O edital é lançado pela Capes, desde 2008, e a Ufal participa todos os anos com uma proposta institucional composta de subprojetos para atendimento aos programas de pós-graduação. "Este ano, nossa proposta foi aprovada na integra, o que revela o crescimento dos nossos programas de pós-graduação, nos credenciando a receber mais recursos federais", comemora a pró-reitora.

O Coordenador de pesquisa, Pedro Valentim, reforça que os recursos contribuem para todas os níveis de ensino da universidade. "Não são apenas os alunos do mestrado e doutorado que ganham com a melhoria das condições de pesquisa. Os alunos de graduação, que participam de bolsas de iniciação científica ou programas de educação tutorial também são beneficiados", garante o coordenador.