Pesquisadora é homenageada pela Sociedade Brasileira de Física

Tese de doutorado da pesquisadora Maria do Socorro Seixas Pereira recebeu menção honrosa em prêmio nacional da área


- Atualizado em
Maria Socorro comemorou a menção honrosa
Maria Socorro comemorou a menção honrosa

Lenilda Luna - jornalista

A tese de doutorado da pesquisadora Maria do Socorro Seixas Pereira recebeu menção honrosa de Melhor Tese de Doutoramento do ano de 2011 no prêmio Professor José Leite Lopes. A notícia surpreendeu a agraciada e deixou o Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas em destaque nacional. "Mesmo sendo uma tese bem fundamentada, é um trabalho no campo teórico, por isso fiquei surpresa e também muito feliz", revelou a recém doutora.

A tese de doutorado com o título “Transições de Fase e Efeitos da Adição de Nanopartículas em Sistemas Líquido-Cristalinos”, teve orientação e co-orientação dos professores Marcelo Leite Lyra e Italo Marcos Nunes de Oliveira, respectivamente, ambos doutores do Instituto de Física da Ufal. O resultado foi divulgado recentemente pela Sociedade Brasileira de Física.

De todo em país foram 29 teses inscritas no prêmio, abordando vários temas nesta área, com estudos que vão das nanoparticulas à cosmologia. A tese premiada foi de Paulo Antonio Trindade Araújo, doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais. As menções honrosas foram para Maria do Socorro Pereira, doutora pela Ufal; André Landulfo, do IFT-Unesp e Marcio Teodoro, da Federal de São Carlos. "Desde 2006, as instituições de pesquisa do Nordeste não recebiam uma menção honrosa nesse prêmio", revelou a pesquisadora.

O Prêmio

O prêmio Professor José Leite Lopes foi criado pela Sociedade Brasileira de Física com o propósito de estimular e valorizar o trabalho de qualidade na Física e no ensino de Física. "Essa premiação é motivo de orgulho para todo o programa de pós-graduação da Ufal por ver a qualidade dos trabalhos aqui desenvolvidos reconhecida pela comunidade científica nacional. Esse é um prêmio para o qual concorrem teses defendidas nos melhores programas do País", celebrou o professor Marcelo Lyra.

Segundo Lyra, as repercussões da premiação são importantes para a pesquisa desenvolvida no Instituto de Física da Ufal, porque fortalece o programa como uma referência na comunidade científica brasileira. "Ter uma tese selecionada no grupo das melhores coloca nosso programa em outro patamar, o que deve gerar maior procura por estudantes de outros estados e do exterior. Com a premiação vem mais responsabilidade. Precisamos estar preparados para enfrentar a nova realidade de um programa de pós-graduação de excelência", ressaltou o professor.

O orientador da tese salienta ainda que a pesquisadora enfrentou diversas dificuldades que um arcabouço institucional de pequeno e médio porte oferece. Atualmente Socorro é professora do Instituto de Física da Ufal, atua nas áreas de ensino de Física a distância e continua as pesquisas em cristais líquidos, em colaboração com os professores Marcelo Lyra e Italo de Oliveira. As pesquisas foram desenvolvidas em cooperação científica com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos e com a Acadêmida de Ciências da Rússia, em parceria com o professor Leonid Mirantsev.

A pesquisa

O trabalho realizado pela professora Maria do Socorro abordou os efeitos de superfície, campos externos e nanopartículas em sistemas líquido-cristalinos. "As aplicações desse estudo são amplas. Na escola, aprendemos que a matéria pode ser sólida, líquida ou gasosa, mas as pesquisas revelam que algumas substâncias podem apresentar uma transição entre dois estados. Essas substâncias líquido-cristalinas podem ser utilizadas para conduzir fármacos no organismo, com menos efeitos colaterais e maior precisão no resultado do tratamento", explicou Socorro.

O professor Marcelo Lyra esclarece que, na tese, Maria do Socorro desenvolveu uma série de estudos inéditos sobre as propriedades térmicas e mecânicas de filmes livremente suspensos. "Esses estudos envolveram problemas de interesse tanto do ponto de vista de ciência básica como do ponto de vista de desenvolvimento de novas tecnologias. Por exemplo, em um de seus trabalhos foi demonstrada a possibilidade de controle da espessura de filmes livremente suspensos por campos externos, uma proposta que pode impulsionar o desenvolvimento de novas técnicas de preparação de filmes finos e membranas", relatou o orientador.

Ele destaca ainda que os estudos sobre os efeitos da absorção de nanopartículas em cristais líquidos indicaram a possibilidade destas promoverem uma maior estabilidade do ordenamento líquido-cristalino, fundamental em várias aplicações tecnológicas desses compostos. Os estudos também revelaram a natureza de uma interação efetiva entre nanopartículas que deve desempenhar um importante papel em fenômenos de auto-organização.

As lentes de óculos que escurecem na luz e ficam claras no escuro e as janelas "inteligentes" também são aplicações das nanopartículas em sistemas líquido-cristalinos. "Há ainda as telas dos relógios digitais, as televisões de LCD e várias outras utilizações práticas da pesquisa. São fenômenos que estão presentes no dia a dia das pessoas, mas que elas utilizam naturalmente, muitas vezes sem perceber que são fruto de pesquisas inovadoras", destacou Socorro Seixas.

Os principais resultados da tese elaborada por Socorro foram publicados em quatro artigos científicos, um dos quais no prestigiado periódico internacional “Physical Review Letters”. Em 2012, Socorro apresentou parte do trabalho em duas conferências internacionais, sendo a primeira em Mainz-Alemanha e a segunda em Erice-Itália.

Maria do Socorro de Seixas Pereira é graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2006), concluiu mestrado, em 2008, e doutorado, em 2011, pela Universidade Federal de Alagoas. Socorro tem experiência na área de ensino de Física, Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, transições de fase e efeitos da adição de nanopartículas em sistemas líquido-cristalinos.

Clique aqui e consulte a tese