Pesquisas de construção civil focam o respeito ao meio ambiente

Congresso Brasileiro do Concreto termina com debates sobre tecnologias que inovadores que geram economia, durabilidade e não agridem o planeta


- Atualizado em
Pesquisadora Aline Ramos
Pesquisadora Aline Ramos

Manuella Soares - jornalista

Sustentabilidade é a ideia central dos estudos mais recentes na área da construção civil. O 54º Congresso Brasileiro do Concreto, realizado de 8 a 11 de outubro, pela primeira vez em Maceió, foi marcado pela troca de experiências com outros países que se mostram preocupados com o meio ambiente e pesquisam novas tecnologias para agregar componentes sustentáveis.

Dentro desse contexto, as pesquisas desenvolvidas no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas ganharam destaque no evento e contribuíram com as discussões sobre a produção do material estrutural. A professora Karoline Moraes, enviou seis projetos que foram aprovados para apresentações orais e por meio de pôsteres. Um deles, foi escolhido para publicação na Riem (Revista Ibracon de Estruturas Materiais) e, vai mostrar o que os pesquisadores da Ufal estão desenvolvendo na área de Reologia de Pastas e Argamassas com adição do mineral metacaulim.

O trabalho da professora com o aluno Yuri Lemos já apresenta resultados positivos. “Concluímos a parte de análise das misturas das pastas e argamassas e já chegamos nos teores mais adequados para utilização na dosagem de concretos. Queremos melhorar as propriedades do material e também relacionar à importância da sustentabilidade”, comentou Karoline.

Muitas pesquisas da graduação e do mestrado em Engenharia Civil da Ufal estão focadas no respeito ao meio ambiente aliado à durabilidade com qualidade e economia de custos. É com esses propósitos que o trabalho orientado pela professora Aline Ramos Barboza, diretora do Cetc, avalia o comportamento estrutural do material para fabricação de concreto autoadensável com fibras.

De acordo com Aline, o estudo se baseia na adição de fibras para fabricar um concreto que não precisa de adensamento e, possa ser utilizado em vigas. “Os primeiros estudos foram focados no material, propriamente dito, mas agora o grande desafio é a necessidade de avaliar o comportamento da mistura em elementos estruturais. Isso coloca a Ufal no topo do que  está sendo pesquisado na área”, ressaltou a professora.

Comemoração

O sucesso do 54º Congresso Brasileiro do Concreto foi motivo de festa para o Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), que comemora 40 anos dedicado a pesquisas técnicas e científicas desenvolvidas no Brasil e no mundo com o objetivo divulgar conhecimentos.

“Ficamos muito satisfeitos com a realização do evento que superou os mil inscritos e trouxe mais de 100 participantes de outros estados e de fora do país. O trabalho que fazemos na Ufal contribuiu muito para conquistarmos esse espaço e sediar o Congresso em Maceió”, destacou o professor Flávio Barboza, diretor regional do Ibracon.