Programa Universidaids promove ações em prol da saúde da população negra

Evento inicia com o tema “Conversando sobre População Negra: saúde, educação, engenharia, direitos - da graduação à pós-graduação na criação das linhas de pesquisa”.


- Atualizado em

Diana Monteiro - jornalista

Pela passagem do Dia Nacional de Mobilização Pró - Saúde da População Negra, comemorado neste sábado, 27 de outubro, o Laboratório do Programa Universidaids da Faculdade de Medicina  (Famed) da Universidade Federal de Alagoas, realiza  na segunda e terça-feira, 29 e 30 de outubro, debate com variados temas que contará com a participação de representantes locais e nacionais que trabalham com ações voltadas à temática negra.

O evento tem como local o Hotel Suites Ritz, localizado em Cruz das Almas, das 8 às 17 horas e é uma das atividades do Projeto denominado “Rodas de Conversas – país rico é país com igualdade social”. A abertura, às 8h30, será feita pela vice-reitora Rachel Rocha e pelo diretor da Famed, professor Francisco Passos. Também presente à abertura a professora Rosana Vilela, coordenadora do Programa de Anemia Falciforme do Hospital Universitário Alberto Antunes (HUPAA).

O professor Jorge Luís Riscado, coordenador do Laboratório do Programa Universidaids, informa que o evento inicia com o tema “Conversando sobre População Negra: saúde, educação, engenharia, direitos - da graduação à pós-graduação na criação das linhas de pesquisa”.

Outros temas em debate, “Racismo e Racismo Institucional enquanto determinante social de saúde e a materialidade na cotidianidade da população negra”; “Violência em Alagoas, quem são as maiores vítimas”; “Disciplina Saúde da População Negra - dimensões da saúde e dos direitos, para além da ancoragem na medicina”; “Disciplina eletiva Saúde da População Negra: conquistas e desafios. Quais estratégias para avançarmos”?

A comemoração do Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra conta com o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPi/PR); Secretaria de Gestão Participativa(SEGTE), do Ministério da Saúde; Promoção da Saúde, Superintendência de vigilância em Saúde (Suvisa), da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas; Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais (Sesau/Al) e Rede de Regiões Afro-Brasileiras e Ong Criola, do Rio de Janeiro.