Reitora em exercício afirma não haver nenhum caso de venda de diploma nos 51 anos da Ufal

Rachel Rocha diz que MEC acompanha denúncia de diploma falso e tomará as providências


- Atualizado em
Rachel Rocha fala sobre a denúncia dos diplomas falsos
Rachel Rocha fala sobre a denúncia dos diplomas falsos

Diana Monteiro - jornalista

“Nunca na história da Universidade Federal de Alagoas registrou-se denúncia de diploma falso e, caso venha a ocorrer, obviamente será apurado”. A afirmação é da reitora em exercício Rachel Rocha sobre a descoberta do esquema de venda de diplomas envolvendo os nomes de instituições de ensino superior de todo o País, entre elas a Ufal, realizada pela EAD Center Diplomas & Certificados. Essa empresa utiliza o site http://educationalcenter.webs.com para a ação criminosa.

A venda de diplomas foi denunciada pela imprensa nacional, na quarta-feira (10). Sobre a denúncia, Rachel Rocha diz que o Ministério da Educação vem acompanhando o caso para os procedimentos cabíveis. Ela destaca que a Ufal tem um padrão rígido de controle para emissão de diplomas pela Casa da Moeda.

“Os diplomas são auditados anualmente pelo MEC e como padrão rígido de controle possuem marca d´água, registro de segurança (número do diploma, folha e o livro onde o processo da conclusão está finalizado), além de cinco assinaturas: do diretor de Registro de Controle Acadêmico; do diretor de Registro da Ação; do chefe da Seção de Expediente e Registro de Diploma; do Pró-reitor de Graduação; e do reitor ou vice-reitora”, informou Rachel Rocha.

Ela aproveita e faz um alerta: “aqueles que desejem contratar algum profissional de nível superior, tenham sempre o cuidado de verificar se o diploma é verídico. A Ufal está de portas abertas para que se constate essa veracidade, caso o contratante sinta essa necessidade. Sabemos que tentativas de fraudes de documentos existem desde que o mundo é mundo”, enfatizou a reitora em exercício.

No Estado de Alagoas, a Ufal representa o MEC e, por isso, fica responsável pela emissão de diplomas das seguintes instituições de ensino superior: Cesmac, Ifal, Ibesa, Faculdade Maurício de Nassau, Seune, FAT-AL, Fama, Faculdade Raimundo Marinho, Facesta, Cefal, FIC, Cesama e do curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Alagoas.

A diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico, Maria do Carmo Viana Cavalcante, reforça que a emissão dos diplomas para essas instituições têm o mesmo padrão rígido de controle dos emitidos para os graduados da Ufal.