Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza o país

Ufal participa da programação em Maceió que terá palestras, oficinas, exposições, mostra de filmes e atendimentos de saúde


- Atualizado em

Ascom Ufal

O tema “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” mobiliza todo o país, neste mês, com a realização da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de 15 a 21 de outubro. A abertura oficial será realizada pelo ministro Marco Antonio Raupp, em Brasília, no dia 16 de outubro, às 15h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília).

Em Alagoas, a programação será concentrada em sete cidades que irão promover 215 eventos. Na capital, Maceió, haverá oficinas e shows de química e física, entre os dias 16 e 18, em escolas estaduais dos bairros Jacintinho, Vergel e Benedito Bentes.

A Universidade Federal de Alagoas e a Usina Ciência estão apoiando, mais uma vez, a iniciativa de reunir as instituições para debater a consciência ecológica que influencia na economia e na qualidade de vida das pessoas. Três escolas públicas de Maceió ainda vão receber exposições, mostra de filmes e fornecer atendimentos na área da saúde. Os professores da Ufal também vão ministrar palestras nas cidades de Maragogi, Major Isidoro e Delmiro Gouveia.

Confira aqui a programação completa em Maceió.

Temática

Todos os anos, as ações são promovidas em torno de uma temática de importância social. Para a edição de 2012, o tema escolhido – “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” – está em sintonia com as discussões da Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em junho deste ano, no Brasil. A Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

O tema principal é escolhido pelo MCTI com base em sugestões e consultas a instituições e entidades parceiras na organização. Durante o ano e, principalmente, no período da SNCT, são promovidas e estimuladas atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema, com debates sobre as estratégias e as mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um modelo de desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.

Evento é lei

Criada por decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 9 de junho de 2004, a SNCT busca popularizar a ciência e mostrar sua importância para o desenvolvimento, além de despertar na população a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento é realizado sempre em outubro, sob a coordenação nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis).

Desde a primeira edição, a semana nacional obtém participação crescente e entusiasmada de estudantes, professores, instituições e municípios. Em 2011, foram realizadas cerca de 16 mil atividades, em 654 municípios brasileiros. A 9ª SNCT terá atividades em todas as regiões do país, mobilizando diversos parceiros como universidades, instituições de pesquisa, escolas, empresas públicas e privadas, governo e entidades da sociedade civil.