Ufal representa o Brasil em evento internacional sobre Seca
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais promove workshop para discutir a desertificação e seca na Terra, com coordenação de Laboratório da Ufal
- Atualizado em
Manuella Soares - jornalista
O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas está coordenando, em parceria com o JCR/Itália (Joint Research Center) o 2º Workshop Euroclima, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O evento começa nesta segunda-feira, 22 e segue até a quinta-feira, 25.
O professor Humberto Barbosa, coordenador do Lapis, vai representar o Brasil e a Ufal no encontro que reúne representantes de 22 países da América Latina e do Caribe. O workshop tem como tema “Desertificação, Degradação da Terra e Seca”, tradução do inglês Desertification Land Degradation and Drought (DLDD).
Segundo Barbosa, o desafio é minimizar a lacuna entre a investigação científica e a aplicação prática de metodologias para monitorar os problemas ambientais. Especialistas das áreas de meteorologia e agro-meteorologia serão capacitados com troca de experiências e utilizarão uma plataforma computacional para desenvolver os próprios sistemas operacionais que visam mais precisão no monitoramento de riscos.
Na programação, o professor Humberto vai apresentar o sistema utilizado no laboratório da Ufal, que coordena mais de 40 estações no Brasil da Eumetcast (agência europeia para exploração de satélites meteorológicos), presente em 20 estados do País.
Confira em anexo a programação completa.