Alagoas sedia Simpósio Internacional de Eletrocatálise
Evento acontece em Maragogi de 4 a 7 de novembro
- Atualizado em
Diana Monteiro – jornalista
A cidade de Maragogi, a 125 quilômetros de Maceió, sedia a partir deste domingo, 4, até a quarta-feira, 7 de novembro, o Simpósio Internacional de Eletrocatálise: Novos Conceitos e Abordagens, reunindo pela primeira vez no Brasil cerca de cem participantes nacionais e internacionais de referência nessa área. O foco principal do evento é discutir os desenvolvimentos mais recentes em ciência e tecnologia associados com processos eletrocatalíticos.
A eletrocatálise é aplicada na indústria e laboratórios de pesquisas que utilizam a Eletroquímica. A Eletroquímica é um ramo da Química, cujo campo científico abrange todos os processos químicos que envolvam tranferência de elétrons entre substâncias fazendo a transformação de energia química em energia elétrica.
O professor Vinícius Del Colle, do curso de Química do Campus Arapiraca, integra a comissão organizadora do evento, e diz que o simpósio se realiza a cada dois anos em países diferentes. O de 2010 foi sediado na Alemanha, onde foi dada ao Brasil a incumbência de organizar o simpósio deste ano.
“O evento também objetiva promover a aproximação e colaboração de pesquisadores envolvidos em atividades relacionadas à eletroquímica e, mais especificamente, em eletrocatálise molecular, tanto em seu aspecto de ciência pura, como de suas aplicações. O deste ano dará continuidade à importante contribuição científica que foi característica dos encontros realizados anteriormente, desde 1993”, enfatiza Vinícius Colle.
O professor informa que dentre os pesquisadores convidados e que são referências mundiais na área de eletrocatálise participam os americanos Radoslav R. Adzic e Nenad M. Markovic; e os brasileiros Ernesto Gonzales e Germano Tremiliosi Filho, ambos da Universidade de São Carlos (USP). O professor Germano é o presidente do simpósio no Brasil.
Atividades
O Simpósio Internacional de Eletrocatálise se dará no Hotel Salinas e constam da programação oito temas para palestras, discussões científicas e apresentações orais e pôsteres. A professora Marília Goulart, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), do Campus A. C. Simões, é uma das participantes do evento com apresentação de trabalhos científicos.
O professor Vinícius Del Colle reforça que o evento resulta em ampliação do conhecimento mútuo e origina ou incentiva parcerias entre grupos de pesquisa ou entre pesquisadores individuais de diferentes instituições internacionais para desenvolvimento desta área do conhecimento científico. Além de facilitar o contato de alunos com pesquisadores renomados dos mais diversos centros de pesquisas.
“Para nós, brasileiros, foi uma honra imensa assumir a responsabilidade de organizar mais um congresso de grande importância, o que demonstra o respeito que a comunidade científica internacional deposita no nosso país”, disse Vinícius.
Mais informações sobre o simpósio pelo telfone 9909-5229; e-
mail: viniciuscolle@gmail.com ou pelo website do
evento: www.iqsc.usp.br/electrocatalysis.