Campi Arapiraca e do Sertão recebem veículos para suporte às atividades acadêmicas e estudantis
As vans foram adquiridas com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil
- Atualizado em
Diana Monteiro – jornalista
Recursos oriundos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), contemplaram recentemente a Universidade Federal de Alagoas com seis veículos “vans” para as atividades acadêmicas e estudantis dos campi do interior incrementando as ações traçadas pela Pró-reitoria Estudantil (Proest).
Para o Campus Arapiraca foram destinados quatro veículos distribuídos na sede Arapiraca e nas unidades de Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios. Na quarta-feira, 7 de novembro, o pró-reitor estudantil, Pedro Nelson Ribeiro, entregou dois veículos do mesmo modelo à comunidade acadêmica do Campus do Sertão contemplando a sede Delmiro Gouveia e a unidade de Santana do Ipanema.
Pedro Nelson destaca o incremento às ações estudantis previsto pelo PNAES nos campi A. C. Simões, Arapiraca e do Sertão. “A exemplo do Campus Maceió, estamos estruturando os dois Núcleos de Assistência Estudantil (NAE) no interior. Esses núcleos estão funcionando como um braço da Proest no interior dando autonomia a todas unidades de ensino para trabalhar no atendimento à demanda estudantil local”, frisa o pró-reitor.
Estão sob a responsabilidade dos dois núcleos, em seus respectivos campi, a coordenação de programas de assistência estudantil, como Auxílio-Alimentação; Auxílio-Moradia; Programas de Bolsas Permanente e de Bolsas de Desenvolvimento Institucional (BDI); assim como, o suporte às atividades específicas, culturais, esportivas e de lazer aos estudantes. O NAE do Campus Arapiraca tem a coordenação da professora Suely Nascimento, de Palmeira dos índios; e o NAE do Campus do Sertão é coordenado pela professora Lidiane dos Santos Barbosa.
Para Pedro Nelson, a criação de núcleos voltados as ações da área estudantil possibilitam à otimização e fortalecimento dos programas em desenvolvimento na Ufal dentro do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), implantado para contemplar os 27 mil alunos da instituição.