Campus Arapiraca começa discussão do Plano Diretor

Objetivo é mobilizar comunidade universitária da sede e das unidades em Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios

Diana Monteiro – jornalista

A partir da próxima segunda-feira, 26, o Campus Arapiraca inicia a discussão sobre o Plano Diretor, já elaborado, que vai contemplar a sede e as unidades de ensino Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios. O objetivo é mobilizar a comunidade universitária em torno das propostas apresentadas no projeto.

A professora Thaísa Sampaio, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca e responsável pelo projeto, informa que o Plano Diretor visa ao ordenamento físico-territorial e acadêmico institucional. “Estamos definindo metas de desenvolvimento para os próximos 12 anos do primeiro campus da interiorização da Universidade Federal de Alagoas”, declarou.

Ela ressalta ainda que o projeto tem propostas de diretrizes de planejamento para garantir uma ocupação física e territorial de qualidade. “Além de promover a interação social da comunidade acadêmica, das três unidades que compõem o Campus Arapiraca, também se pretende promover a interação da comunidade universitária com as pessoas que habitam as localidades em que a Ufal está instalada”, destacou Thaísa Sampaio.

Esse projeto foi realizado por uma equipe de professores do Curso de Arquitetura de  Arapiraca, coordenada pela professora Thaísa Sampaio e pelo professor Rafael Rust Neves, e contou com a participação de quinze estudantes.

Para a discussão das propostas do Plano Diretor foi definido o seguinte cronograma: Na segunda-feira, 26, às 13h30, haverá apresentação das propostas na Unidade Viçosa; Na terça-feira, 27, é a vez da comunidade universitária da sede Arapiraca, às 9h e às 13h; Na quinta-feira, 29, a discussão mobilizará a Unidade Penedo, às 9h e às 13h; e no dia 6 de dezembro, a Unidade Palmeira dos Índios terá a oportunidade de opinar sobre o plano, às 9h e às 13h.