Estudantes de Medicina Veterinária apresentam trabalhos em Florianópolis
Congresso Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária reuniu pesquisadores de todo o país
- Atualizado em
Laís Oliveira – estudante de jornalismo
Quatro alunos de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas, da Unidade de Viçosa, do Campus Arapiraca, apresentaram trabalhos de pesquisas durante o 10º Congresso Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (CBCAV). Eles são integrantes do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi) e estiveram em Florianópolis, no período de 1º e 4 de novembro.
As apresentações se dividiram em orais e expostas em pôsteres. O estudante Itallo Ronaldo Vieira, que acompanha as atividades no Ambulatório de Medicina Veterinária, apresentou o trabalho “Trepanação Óssea e Extração de Molares com Equino em Posição Quadrupedal: Relato de Caso”, caso clínico atendido pelo Grupequi de Viçosa. Waldelucy Felix Silva apresentou o pôster “Tenectomia de Ramo Medial do Tibial Cranial Associada ao Uso de Suspensão Neurolítica Perineural para Tratamento de Osteoartrite Társica em Equino: Relato de Caso”, em que aliou cirurgia ao uso da composição neurolítica com patente desenvolvida pelo grupo de pesquisa no Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), depositada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufal, sob nº PI 1107291-1, na Revista INPI 2178 de outubro desse ano.
As apresentações orais envolveram mais um caso de teste clínico da patente desenvolvida e depositada pela Ufal. Thiago Jhonatha Silva apresentou o trabalho intitulado “Infiltração de Composição Etanólica Intra-articular Associada à Neurectomia Palmar para Tratamento de Osteoartrite Interfalângica Proximal em Equino: Relato de Caso”. O estudante Lucas Santana da Fonseca apresentou resultados parciais do projeto Pibic “Estudo Comparativo Entre Bupivacaína a 0,5 % e Ropivacaína a 0,5% nos Bloqueios dos Nervos Palmares de Equinos, com o Resumo Expandido Efeitos da Ropivacaína 0,5% em Bloqueios Perineurais Palmares de Equino”.
Segundo o orientador dos alunos, Pierre Barnabé Escodro, os trabalhos apresentados possibilitaram experiência e bagagem de curso. "A convivência com estudantes e pesquisadores de outras instituições estimula os discentes auxiliando no crescimento do curso de Medicina Veterinária da Ufal", completou.