Evento pioneiro discute Tecnologia da Informação no Sertão alagoano
Encontro reúne profissionais e estudantes de Sistemas de Informação na última semana de novembro
- Atualizado em
Myllena Diniz – estudante de Jornalismo
Alunos do 6º período do curso de Sistemas de Informação na modalidade de Educação a Distância (EaD), do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas, promovem o 1º Encontro de Computação e Sistemas de Informação. O evento acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro e as inscrições estão abertas até o próximo dia 27. O encontro será realizado no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da cidade de Santana do Ipanema, no Colégio Cenecista de Santana, e na sede provisória da Unidade Educacional do Campus do Sertão, no Colégio Divino Mestre.
Além de promover a socialização entre os estudantes dos polos dos municípios de Santana do Ipanema e de Olho D'água das Flores, o encontro possibilitará discussões sobre a vida acadêmica, o mercado de trabalho e a inclusão digital na região. Para isso, serão realizadas palestras, mesas-redondas e minicursos com especialistas na área de tecnologia da informação.
O profissional capacitado em Sistemas de Informação é o responsável pela administração dos bancos de dados armazenados em computadores das organizações. No entanto, o que determina o modo de atuação dos especialistas é a demanda local. Segundo o coordenador do curso, Olival Gusmão, o evento pretende encontrar o perfil do profissional que atua no interior do Estado de Alagoas. “Nós iremos discutir o melhor perfil do profissional de TI [Tecnologia de Informação] para o Sertão alagoano. O que notamos é que 70% do mercado de trabalho na área é voltado para o sistema de informação, que exige profissional com perfil de gestor e de especialista em informática”, explicou.
Gusmão também ressaltou que o evento é uma oportunidade para analisar os novos rumos do curso EaD ofertado pela universidade. “O encontro é promovido por alunos que estão concluindo a primeira turma da graduação. Então, nós teremos a oportunidade de capturar de informações com os estudantes que estão em processo de conclusão de curso. A avaliação dessa demanda será importante para o reajuste do nosso planejamento pedagógico”, revelou.
A programação completa do 1º Encontro de Computação e Sistemas de Informação e o perfil de todos os palestrantes estão dispostos no site do evento. As inscrições acontecem até o dia 27 de novembro, via preenchimento de cadastro on-line.
Impactos sociais
A implantação da graduação em Sistemas de Informação no interior do Estado demonstra que a modalidade de Ensino a Distância também oferece significativas contribuições à comunidade local. O principal impacto aconteceu por meio de projeto de extensão voltado para a inclusão digital, considerado o primeiro passo para a cultura extensionista entre os estudantes da área. Para estimular ainda mais as articulações dos acadêmicos na esfera social, o evento promoverá palestra de abertura ministrada pelo professor José Roberto Santos, da Pró-reitoria de Extensão (Proex).
Próximos passos
Após a conclusão do curso da primeira turma de Sistemas de Informação da Ufal, com 4 anos de duração, as perspectivas para a formação de profissionais na área ampliam no Estado de Alagoas. Segundo Olivaldo Gusmão, dois grandes eventos estão previstos para o próximo ano. “No segundo semestre de 2013, acontecerá o 1º Encontro dos alunos do Litoral Norte do Estado. Além disso, o Instituto de Computação também promoverá o 2º Seminário da Sociedade Brasileira de Computação”, destacou.
O coordenador também divulgou a expansão do curso para o polo de Arapiraca e a oferta de novas vagas para a graduação. “No próximo ano, o curso serão abertas 200 vagas para o curso, sendo 50 para cada polo EaD [distribuídos entre os municípios de Arapiraca, Maceió, Maragogi e Santana do Ipanema]”, informou.